Opinião

O despertar

25/03/2023 | Tempo de leitura: 3 min

Você já deve ter ouvido alguém dizendo que "de repente despertou" para algo, ou seja, se deu conta da realidade, da verdade, principalmente de si mesmo perante a vida. O despertar acontece quando descobrimos a inconsciência que habita dentro de nós, é profundo e tem uma beleza infinita nesta profundidade.

Se a meta é alcançar a luz, muitas vezes é necessário passar pela escuridão. E com ela aprender, errar, sofrer, chorar, até se encontrar novamente ou se encontrar finalmente.

O despertar está diretamente ligado ao autoconhecimento e por isso podemos perceber que a maioria das pessoas ainda vive de forma bastante inconsciente, pois não se conhece, não sabe discernir sobre seus sentimentos, não controla seus pensamentos, é como se vivesse num estado de "olhar sem ver" ou " ouvir sem escutar", tendo na maioria das vezes uma mente confusa e contraditória, oscilando entre o futuro e o passado, esquecendo o momento mais importante que é o seu presente.

O Despertar da Consciência é um processo que permite entender o que está além desse plano de existência. E ter a percepção que esse além não se encontra em algum lugar no céu, mas, sim, dentro de você e só pode ser acessado por um processo interno, que não tem nada a ver com religião, mas o que há de mais sagrado no seu universo interior e que permite ver a vida de uma maneira verdadeira, assim como reconhecer seu verdadeiro eu.

O conceito de despertar espiritual é algo que atravessa os séculos na busca da humanidade por iluminação. Ela foi difundida pelo psiquiatra Carl Jung, que descreveu esse processo individual como o retorno ao self original, o que significa um reencontro com a essência humana, com aquilo que realmente somos.

Pessoas despertas são pessoas intuitivas, espertas, que sabem o que precisam através de serenidade nata e muita confiança, já que aprenderam a ver a vida com os olhos da alma.

Os despertos já passaram por situações muito difíceis e já tiveram muitos sonhos que não se concretizaram, desilusões e conflitos internos e externos também. Mas na busca de suas crenças e de sua verdade acabaram se encontrando.

Pessoas despertas aprenderam a honrar a si mesmas. Através de um auto amor, orgulho de quem se tornou, da sua longa trajetória de insucessos e sucessos. Críticas e julgamentos não tocam como antes, mas muito se pode aprender com eles. Entendem que estamos todos no processo de despertar coletivo, cada um no seu momento entre a inconsciência e o despertar. Processo este tão sagrado e individual. Pois todos têm o seu tempo. E seus próprios 'despertadores' impostos pela vida.

Que cada um de vocês busque seu caminho interior para fazer o melhor para si. Que o despertar seja em prol da sua saúde espiritual, como sempre ouvimos falar, mas também que este despertar seja em prol da sua saúde física, da sua alimentação, do convívio social que lhe acrescente, do despertar para aqueles que realmente ama, para tudo aquilo que pode te fazer mais feliz e te tornar uma pessoa melhor em todas as suas potencias. Muita saúde a todos.

Liciana Rossi é educadora física (licianarossi@terra.com.br)

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do SAMPI

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.