Reinauguração

Reunião hoje à noite vai decidir data de abertura do Albergue Municipal

Por Lauro Sampaio | 22/03/2023 | Tempo de leitura: 2 min

Divulgação

No prédio reformado, o local tem espaço para comportar a pernoite de 20 homens e 10 mulheres, refeitório, banheiro separado.
No prédio reformado, o local tem espaço para comportar a pernoite de 20 homens e 10 mulheres, refeitório, banheiro separado.

REUNIÃO HOJE Á NOITE VAI DECIDIR DATA DA REABERTURA DO ALBERGUE NOTURNO


Uma reunião que acontecerá nesta quarta-feira à noite, 22 de março, irá decidir a data da reabertura do Albergue Noturno, São Bom Jesus da Lapa, que ficou fechado por dois anos para a realização das obras de melhorias gerais nas acomodações.

Nesse período, pessoas em situação de rua da cidade e de outros locais que chegavam a Araçatuba, foram atendidos pelo Centro Pop, o que gerou muitas reclamações dos moradores vizinhos.

Segundo o vice-presidente da entidade mantenedora do Albergue, Rodrigo José Atayde; as obras estão totalmente prontas, no encontro desta noite, os diretores, vão decidir como será a solenidade de reabertura do equipamento, que deverá contar com a celebração de uma missa pelo padre Orival Pereira Filho e  participação de autoridades, convidados e pessoas em situação de rua.

O estabelecimento de caridade, conta Atayde, ficou fechado por  causa da pandemia do Covid-19 e também devido a problemas  nas estrutura, que fizeram a Vigilância Sanitária requerer o fechamento para a realização de obras de melhorias e adequações.

Segundo Atayde, outra questão que impediu o albergue de continuar atendendo,  foi a falta de alvará do Corpo de Bombeiros, que agora já foi emitido.

"Nesses últimos dois anos, tivemos vários problemas que impediram que continuássemos abertos, como falta de laudos da Vigilância Sanitária, Bombeiros e, assim, tivemos que sair de um lugar que tinha problemas, na rua Tiradentes, e indo para outro, pertencente à Associação São Domingos Sávio, que também tinha problemas", destacou o vice-presidente da entidade.

Em função disso, não restou outra alternativa que não fosse paralisar o atendimento. Agora, com os laudos da Vigilância Sanitária, do Corpo de Bombeiros e do Comas (Conselho Municipal de Assistência Social), finalmente o estabelecimento poderá voltar a funcionar. Completou Atayde.

De acordo com o vice-presidente, nesse período a população de rua foi atendida por um albergue improvisado da Prefeitura no local onde funciona o Centro Pop, e a entidade Senhor Bom Jesus da Lapa realizou campanhas de arrecadação para realizar as obras de adequações às exigências da legislação.

No prédio reformado, a associação informou que o local tem espaço para comportar a pernoite de 20 homens e 10 mulheres, sendo que, há também refeitório, banheiros separados e até um espaço para casais pernoitarem. O valor do investimento não foi informado.

 O vice-presidente do Albergue Noturno informou ainda que o novo regimento interno da entidade já está pronto, o que possibilitará à mantenedora receber verbas municipais, estaduais e federais.

"Também contamos com a ajuda do deputado estadual Reinaldo Augusto, que apresentou uma emenda de R$ 260 mil para beneficiar a entidade e, assim que reabrirmos, deveremos receber o repasse da Prefeitura. Este dinheiro será fundamental para mantermos as nossas atividades em bom funcionamento e para contratamos funcionários, como psicólogo e assistente social", concluiu.

 Prefeitura confirma reabertura

 A Prefeitura de Araçatuba confirmou, por meio de nota oficial, que a questão da reabertura do Albergue Municipal se encontra em bom andamento e que já foi feito o cadastramento no Comas.

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.