REGIONAL

Alojamento de trabalho análogo à escravidão é flagrado em São Manuel

Sete homens chegaram de Viçosa (AL) para trabalhar em Bauru, mas foram destinados para outra cidade em condições precárias de higiene

Por Bruno Freitas | 22/03/2023 | Tempo de leitura: 1 min
da Redação

Divulgação

Um dos cômodos do alojamento em situação insalubre
Um dos cômodos do alojamento em situação insalubre

A Polícia Civil de São Manuel (69 quilômetros de Bauru), por meio do Grupo de Investigação em Área Rural (Giar), em operação que envolveu também a Guarda Municipal, flagrou e abriu inquérito de trabalho análogo à escravidão e em condições inadequadas de higiene em um alojamento da cidade. O fato foi registrado em imóvel na Vila Ipiranga.

Segundo o que as equipes apuraram com os trabalhadores no local nesta terça-feira (21), sete deles vieram de Viçosa, de Alagoas, no dia 7 de março, com destino ao interior do estado de São Paulo. A promessa era de vir trabalhar com registro em carteira numa suposta colheita de soja em Bauru, pelo salário de R$ 3 mil, mais benefícios. No entanto, a situação que encontraram foi bem diferente, inclusive o destino, que acabou sendo o município de São Manuel.

Ainda de acordo com a polícia, eles foram levados para o alojamento onde só tinham poucos colchões para diversas camas, água, abacate e sal para se alimentarem.

Os trabalhadores se recusaram a fazer o serviço e a entregar a documentação, o que gerou ameaça do representante do empregador, que queria cobrar a viagem até São Manuel como uma dívida. Alguns dos moradores de Viçosa afirmaram que conseguiram outro trabalho na região.

O homem responsável pela contratação dos trabalhadores foi ouvido e liberado. O caso é investigado.

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.