JUNDIAÍ

VÍDEOS: DDM prende três homens em operação de combate à violência contra a mulher

Um dos presos é suspeito de estupro de vulnerável e ficará encarcerado por pelo menos 30 dias; além da DDM, quatro DPs participação da Operação Atria

Por Fábio Estevam | 08/03/2023 | Tempo de leitura: 4 min
Polícia

JORNAL DE JUNDIAÍ

O exato momento em que os policiais da DDM chegam trazendo o preso por estupro de vulnerável
O exato momento em que os policiais da DDM chegam trazendo o preso por estupro de vulnerável

Policiais civis da Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) de Jundiaí, com apoio de investigadores de outras quatro delegacias da cidade, cumpriram na manhã desta quarta-feira (8), 12 mandados de prisão - civis e criminais -, além de também busca e apreensão, durante a Operação Atria, realizada pelo Ministério da Justiça (Governo Federal), em parceria com a Polícia Civil, em combate à violência contra a mulher. A operação foi desencadeada simultaneamente em todo o Brasil. Dos mandados cumpridos, três foram finalizados com sucesso, sendo duas prisões por ameaça (ambos condenados) e um por estupro de vulnerável (prisão temporária). O Jornal de Jundiaí acompanhou, com exclusividade, toda a operação.

Era ainda bem cedo, 6h desta quarta-feira, quando as equipes se reuniram na DDM para definir os últimos detalhes da operação. Com coordenação da delegada Rubia Braz Scarpa Fleming e supervisão da investigadora-chefe Lilian Pichi, os mandados foram divididos entre as cinco equipes: DDM - Lilian, Andrea, Toni e Kamila; 2º DP - Pig e Márcio; 3 DP: Márcio e De Souza; 5º DP - Roberto e Vanessa; e 6º DP - Samuel Mota e Vlademir. Após isso as viaturas deixaram a delegacia.

ASSISTA A SAÍDA DAS VIATURAS - https://fb.watch/j8tpn5P8P8/

, sendo que a reportagem do JJ acompanhou os detetives do 2º DP, no cumprimento de três mandados. No primeiro deles, num bairro da zona norte da cidade, Márcio e Pig foram recebidos por uma senhora, mãe de um homem com mandado de prisão por falta de pagamento de pensão. 'Ele não está morando aqui, está em outra cidade", disse ela, aos policiais. Como ele não foi encontrado, segue procurado pela Justiça e pode ser preso a qualquer momento.

Na sequência os policiais foram para o bairro Cecap, atrás de um homem com mandado de prisão por ameaça, em regime aberto. Como ainda era muito cedo, ele estava dormindo quando os agentes chegaram. A porta estava entreaberta e algumas crianças receberam os policiais, chamando pelo pai. Tranquilo e sem oferecer reação, ele sequer precisou ser algemado e foi conduzido à DDM, onde foi submetido aos tramites legais - e foi liberado, mediante restrições inerentes à sua prisão.

Para o terceiro caso a reportagem foi embarcada na viatura e acompanhou o plano dos policiais para que o cumprimento do mandado ocorresse com segurança e sem chances de fuga para um idoso de 65 anos, condenado por estupro. A equipe da portaria do condomínio apontado como sua moradia foi instruída a não interfonar para avisar da chegada dos policiais. Já no apartamento, eles foram recebidos pela ex-esposa do criminoso e sua filha, que alegaram que ele já não morava com a família há bastante tempo - elas também não souberam informar seu paradeiro.

Com os mandados cumpridos, a equipe voltou à DDM, onde, ao chegar, a reportagem flagrou os policiais da própria delegacia especializada chegando com um preso temporário por estupro de vulnerável, curiosamente referente a um caso divulgado também com exclusividade pelo JJ, meses atrás, em que um homem invadiu o quarto de uma moça e a atacou, enquanto ela dormia. Segundo apurou a reportagem, não houve conjunção carnal no cometimento do crime. Agora, de acordo com a chefe Lilian, "ele vai permanecer preso por pelo menos 30 dias, durante sequência de nossas investigações e, caso necessário, pediremos prorrogação dessa prisão".

ASSISTA AO VÍDEO DA PRISÃO - https://fb.watch/j8sRLm_UbT/

Com essas duas prisões, e mais uma que já havia sido feita anteriormente por ameaça, foram três no total. Na avaliação da investigadora-chefe, apesar de nem todos os procurados terem sido presos, o balanço foi positivo. "Foi uma operação solicitada pela delegacia Seccional de Jundiaí, em que conseguimos cumprir todos os 12 mandados, todos eles em endereços de Jundiaí. Ficamos contentes por se tratar de uma operação para coibir a prática de violência em geral e estupro contra a mulher, justamente neste dia representativo, que é o Dia Internacional da Mulher, valorizando, inclusive, as policiais que trabalham em nosso distrito dia a dia nesse combate", salientou.

Aqueles que não foram encontrados nos endereços já são considerados procurados pela Justiça e pode ser presos a qualquer momento.

A Operação Átria será realizada ainda durante todo o mês de março, em parceria com o Ministério da Justiça e outros órgãos da segurança pública dos Estados, com foco na redução de crimes como feminícídio e violência doméstica no país. Todas as ações realizadas até lá serão incluídas como parte da operação.

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.