RECEITA

Carbonara para dois

Veja a receita de Sonia Machiavelli.

Por Sonia Machiavelli | 05/03/2023 | Tempo de leitura: 2 min
Especial para a Sampi

Ingredientes:

  • 250  g de espaguete tipo grano duro
  • ¾  xícara (chá) de bacon em cubos
  • 2 ovos
  • 2 gemas
  • ¾  xícara (chá) de parmesão ralado
  • Sal a gosto
  • Pimenta-do-reino moída na hora 

O macarrão à carbonara, que aparece no cardápio de quase todos os restaurantes italianos espalhados pelo mundo, é um clássico cuja origem nunca foi de todo desvelada. De forma geral, acredita-se que o prato tenha sido criado há séculos na região do Lazio, na Roma Antiga, pois aparece em cardápios do período. Com poucos ingredientes, é por certo uma evolução da pasta (massa) misturada ao cacio (queijo de ovelha ou cabra) e a ovos batidos. Como o nome deriva da palavra italiana para carvão, alguns acreditam que tenha sido uma refeição potente para os carvoeiros na Itália (carbinai). Talvez as fagulhas de ferro que caísssem se depositassem sobre o preparo, conferindo-lhe uma aparência inusitada que em outros lugares seria imitada com o uso da pimenta-do-reino, tão fortemente associada ao prato que um carbonara sem ela é tudo, menos um carbonara.

O macarrão utilizado neste preparo costuma ser o espaguete. Mas qualquer outro, desde que comprido e fabricado com grano duro, cumpre bem sua função. Embora no Brasil o destino mais comum para eles seja transformar-se em macarronada, nome que criamos e não existe no italiano, é bom variar os molhos que mudam por completo o sabor. Se o jantar precisa ser servido às pressas, ou a vontade de ficar muito tempo na cozinha não é lá essas coisas, prepare um carbonara. Nos quesitos sabor, nutrição, praticidade e economia é tiro e queda.

Encha uma panela média com 2 litros de água, salgue e leve ao fogo alto. Assim que ferver, junte o macarrão. Misture. Deixe cozinhar pelo tempo indicado na embalagem ou até ficar al dente. No caso da marca que usei, a recomendação era de onze minutos. É este o tempo que você levará para colocar um belo carbonara na mesa.

Enquanto o macarrão cozinha, bata os dois ovos inteiros e as duas gemas até que espumem.  Junte o queijo parmesão ralado e volte a bater bem com um garfo. O passo seguinte é pegar uma frigideira grande e colocar no fogo médio. Quando notar que aqueceu, coloque o bacon, dourando-o por uns quatro minutos. Mexa de vez em quando.

 Se o tempo do macarrão já se cumpriu, ou seja, se ao ser mordido um fio oferece resistência, retire 1 xícara (chá) da água do cozimento e reserve-a. Escorra-o e transfira-o rapidamente para a frigideira com o bacon. Desligue a chama, junte os ovos, misture bem. O calor da massa vai coagular os ovos e formar um creme. Ligue de novo a chama, agora na função mínima, e vá adicionando devagar a água do cozimento reservada. Remexa com espátula por alguns segundos, até formar um molho espesso. Sirva quentíssimo, com pimenta-do-reino recém triturada.

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.