Policiais militares do 2º Pelotão de Força Tática do 49º Batalhão capturaram nesta segunda-feira (13), em Várzea Paulista, um traficante conhecido como 'Zangado', que confessou e também é apontado pela polícia como 'sintonia' da facção criminosa Primeiro Comando da Capital (PCC), na região. Condenado a 5 anos de prisão por tráfico de drogas, ele estava foragido dos sistema penitenciário e estava com mandado de prisão em aberto expedido pela Justiça.
Era por volta de 16h30, quando os PMs sargento Cabarros e soldados Cantuaria, Tiago Oliveita e Élio faziam patrulhamento tático pela rua Ilha Bela, na Vila Real, em Várzea Paulista, em local conhecido pelo intenso tráfico de drogas. Zangado estava na rua e, ao avistar a viatura, correu em fuga, por meio de vielas e invadindo diversas casas e barracos, inclusive saltando por telhados. Os agentes desembarcaram da viatura e foram no encalço, se dividindo e realizando um cerco ao local - neste momento também foi acionado apoio de outras equipes do pelotão.
Após algum tempo de caça, os militares conseguiram detê-lo. Durante busca pessoal, nada de ilícito foi encontrado. Inicialmente ele informou dados falsos, na tentativa de ludibriar os policiais. No entanto, em pesquisa minuciosa, os PMs descobriram que haviam capturado um criminoso importante na engrenagem do crime organizado na região. Questionado novamente, ele acabou confessando estar evadido do sistema prisional, por não ter retornado à prisão, após ter recebido o benefício da saída temporária (saidinha).
Durante a conversa ele confessou aos PMs que, além de atuar como 'disciplina' e também ser responsável pela contabilidade do tráfico em toda a região, ele ainda acumula o cargo de 'sintonia' da facção - o sintonia é o responsável por administrar e organizar os integrantes do PCC presos, recolhidos no sistema prisional paulista, disseminando e mantendo a ideologia da facção e os anseios dentro das unidades penitenciárias, bem como transmitir mensagens de dentro dos presídios para fora e vice-versa.
Conduzido à delegacia de Várzea Paulista, Zangado teve formalizada a sua captura e foi reenviado ao sistema prisional para cumprir sua pena de 5 anos de prisão.
APOIO
A equipe que efetuou a prisão contou com apoio das outras equipes do pelotão, até para evitar uma possível investida de criminosos do bairro para tentar libertar seu líder. As equipes de Força Tática que participaram, foram: sargento Silcrei, cabo Triveloni e soldados Deovair e Imperador; sargento Loschi e cabos Lima e Júnior; sargento Nakane e soldados Matheus e Gouveia. Da Ronda Ostensiva Com Apoio de Motocicletas (Rocam) estiveram o cabo Takeyama e soldados Guilherme, Fábio e J. Costa.