RECEITA

Caipirinha de pitaya

Tudo me encantou: a cor, o desenho, o tamanho, o interior pintado com sementes pretas e pequeninas, a polpa que a gente só descobre cortando. Veja a receita de Sonia Machiavelli.

Por Sonia Machiavelli | 12/02/2023 | Tempo de leitura: 2 min
Especial para a Sampi

Ingredientes:

  • 1/2 pitaya grande
  • 1 limão taiti
  • 60 ml de cachaça ou vodka
  • 1 colher (sobremesa) de açúcar
  • Gelo a vontade

Da primeira vez que a vi, no mercadão de São Paulo, me apaixonei por sua beleza. Tudo me encantou: a cor, o desenho, o tamanho, o interior pintado com sementes pretas e pequeninas, a polpa que a gente só descobre cortando: rosa-choque ou branca. Ah, e o nome, que poético: pitaya, originado do termo pitahaya, pertencente ao idioma de um povo pré-colombiano que vivia em algumas ilhas da América Central: os Tainos. Seu significado é “fruta do dragão”, por apresentar exterior cheio de escamas, como a pele do animal mitológico.

O sabor é doce, mas suave, leve. Para uns lembra o kiwi e para outros, o melão.  A pitaya atualmente pode ser encontrada em três variedades- branca, rosa quase escarlate e amarela- esta última ainda não experimentei. Só posso dizer que a rosa tem gosto mais intenso que a branca. Antes de comprar pergunte ao vendedor, porque por fora é tudo igual.

Até 2005, ela era importada do México e seu preço considerado alto. Em 2010 agricultores do nosso estado, do Paraná e Santa Catarina plantaram as primeiras mudas, que começaram a produzir em 2012. Hoje a safra já é absorvida pelo consumidor brasileiro e os produtores começam a pensar em exportá-la para os Estados Unidos e alguns países europeus. A pitaya é normalmente consumida em natura, mas nos supermercados norte-americanos começam a aparecer subprodutos como sucos, geleias e óleos. Da pitaya, tudo se aproveita.

Fiz uma caipirinha com pitaya e gostei do resultado. Por isso a trago aos leitores que apreciam drinks exóticos. Corte ao meio uma pitaya rosa ou branca. Com uma colher, retire a polpa e leve-a para um prato. Antes, corte dois pedacinhos para decorar. Usando garfo, amasse bem a polpa, o que é fácil porque ela é bem macia. Dependendo do paladar, o purê pode ficar mais fino ou com pedacinhos da fruta. Coloque em coqueteleira ou mesmo um copo grande com tampa. Junte o açúcar, o caldo do limão, a cachaça, cubos de gelo e bata. Shake, shake, shake. Despeje em taça grande e enfeite a borda com o pedacinho de fruta reservado. Celebre assim a chegada do Carnaval, ainda a maior festa popular do planeta.

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.