
A Prefeitura de Jundiaí fará a instalação de 200 novas câmeras de monitoramento e vigilância eletrônica em Jundiaí. Desse total, 35 serão destinadas a bairros do Vetor Oeste de Jundiaí, como Eloy Chaves, Medeiros e Fazenda Grande, o que já deve ocorrer nos próximos meses.
A ampliação do sistema faz parte das iniciativas do Plano Municipal de Segurança, com investimentos na casa de R$ 60 milhões, em andamento, e que também contemplam avanços com a construção da nova sede da Guarda Municipal, espaço integrado de monitoramento e inteligência, além da nova sede do Canil.
MONITORAMENTO
De acordo com a Unidade de Gestão de Segurança Municipal, atualmente Jundiaí conta com 548 câmeras espalhadas pelo município, sendo 446 instaladas em pontos estratégicos e 102 com sistema OCR, que faz a leitura dos caracteres das placas dos veículos.
Para o advogado Luiz Nascimento, de 47 anos, a ausência de câmeras de monitoramento nas ruas contribui para a sensação de insegurança dos moradores. "Faz falta ter câmeras em algumas regiões. Tive meu escritório no Centro furtado no final do ano passado e naquela rua não há nenhuma câmera de monitoramento", opina o advogado.
O morador acredita que o equipamento eletrônico é necessário, mas deve ser acompanhado de outros sistemas de segurança. "Na minha opinião, só as câmeras não são suficientes. Quando meu local de trabalho foi furtado, minhas próprias câmeras particulares não evitaram o crime. Além destes aparelhos, acho importante ter mais rondas policiais e mais atenção a alguns bairros", comenta Luiz.
INSTALAÇÃO
Com previsão de instalação de 200 novas câmeras, distribuídas em oito regiões do município, os próximos bairros que contarão com o investimento são do Vetor Oeste e Ivoturucaia.
Além das 200, 37 destas câmeras já foram instaladas, em 2022, em 19 pontos da Região Sul da cidade, em diferentes ruas e avenidas dos bairros Santa Gertrudes, Comercial e Vila Maringá.