VOZ PADRÃO

Jundiaiense marcou a história do telejornalismo brasileiro

Nascido em Jundiaí, Fabbio Perez foi editor-chefe do Jornal Hoje, Globo Repórter, Fantástico e Jornal Nacional, este de 1984 a 1990

Por Rafaela Silva Ferreira | 29/01/2023 | Tempo de leitura: 4 min

ARQUIVO PESSOAL

Existem pessoas no mundo que marcaram profissões e são responsáveis pelo modo como as enxergamos hoje. O jornalista Fabbio Perez é um desses casos. Nascido em 15 de dezembro de 1936, também é publicitário e radialista. Foi no final dos anos 1950 que começou a carreira em sua cidade natal, Jundiaí, como locutor na Rádio Difusora.

Hoje, com 86 anos, Perez, conta que a Rádio Difusora foi a porta de entrada para o mundo da comunicação. "Meu primeiro contato com a Rádio Difusora foi aos 14 anos, em 1950. Foi o ano da Copa do Mundo no Brasil, e logo fiquei fascinado pela profissão e por esse mundo."

Fabbio seguiu os passos de seu irmão mais velho, Oscar, que era locutor da Rádio Difusora. Na década de 50, aos 16 anos, Perez tornou-se locutor também. "Cheguei a diretor de programação, apresentando, escrevendo e dirigindo. Naquela época, a Difusora tinha uma programação bastante variada. Com notícias, entrevistas, músicas, programas de auditório, novelas, esporte…"

Em 1960, Fabbio começou a trabalhar na Rádio e TV Tupi de São Paulo. Inicialmente como locutor titular do Grande Jornal Falado Tupi. Participava também de programas de TV, que funcionavam no mesmo prédio. Lá, ele conviveu com todos os pioneiros da televisão no Brasil, que tinha sido inaugurada há pouco mais de dez anos. "Ao mesmo tempo, me formei na Escola de Propaganda em São Paulo e trabalhava em uma agência, fazendo anúncios para rádio e televisão", relembra.

Em 1962, o jornalista foi convidado para apresentar um noticiário que estava sendo lançado na Rádio Bandeirantes, o Primeira Hora. Em 1963, venceu o concurso para locutor titular do Repórter Esso. Dois anos depois, na TV Tupi, apresentou o telejornal Diário de São Paulo na TV. Também trabalhou durante cinco anos na TV Cultura, atuando como apresentador e em outras funções no telejornalismo da emissora.

TV GLOBO

Em 1977, Fabbio foi transferido para a sede da Rede Globo, no Rio de Janeiro, e assumiu o cargo de editor-chefe do telejornal Amanhã. E, nos anos seguintes, foi fundador do Jornal da Globo e editor-chefe de vários programas e telejornais, entre eles Jornal Hoje, Globo Revista, Globo Repórter e, de 1984 a 1990, Jornal Nacional (o editor-chefe que mais tempo permaneceu no cargo, até então). "Logo que entrei na Globo, como editor das matérias de São Paulo, ouvi muitas lições de Nilson Viana. Nunca me esqueci de um desses ensinamentos: 'Em um grande telejornal como esse, é proibido errar," relembra Perez.

Ele também cita a amizade que construiu com William Bonner, o atual âncora do Jornal Nacional. "Bonner e eu fizemos uma boa amizade. Houve vezes em que ele me entrevistou, um homem muito cordial. Mas, não tínhamos sempre muito contato, já que as funções naquela época eram muito definidas e cada um tinha o seu lugar para trabalhar."

Fabbio também apresentou o programa Globo Rural e ainda narrou vários documentários no Sportv Repórter e editou dvds jornalísticos da Globo Marcas.

MISSA DO GALO

Fabbio conta que a Rede Globo havia programado cobrir a primeira visita do Papa João Paulo II, em 1980, com vários boletins ao vivo, durante a programação diária. Mas, a comoção popular foi tanta durante os 14 dias da visita, que a Globo precisou ampliar a cobertura. "Toda a programação da emissora foi alterada, abrindo espaço para exibição dos eventos que foram acompanhados por milhões de pessoas em todo o país. Fui chamado para fazer todas as narrações ao vivo, nos estúdios montados especialmente no Rio." recorda.

"Depois da visita, fiquei encarregado também de narrar a Missa do Galo, rezada pelo Papa no Vaticano. E assim fiquei com essa função por mais de 40 anos."

CURRÍCULO EXEMPLAR

Foi redator, produtor e locutor de várias agências e produtoras de tv e cinema e participou de inúmeros documentários e vídeos institucionais. Foi membro do Júri do Troféu Imprensa de 2001 (televisão). Mediador do evento "Oitenta anos de Rádio", no Centro Cultural Vergueiro, em São Paulo, em 2002. Participou de vários debates e conferências promovidos por universidades, associações e órgãos de comunicação e ainda foi consultor da TV Educativa de Jundiaí.

Hoje, Fabbio ainda coleciona contatos com outros comunicadores e, há pouco tempo, também estava apresentando o Globo Natureza. Ele mantém sua casa em São Paulo por conta dos compromissos, mas está num processo de desacelerar a carreira e faz planos para voltar a Jundiaí, onde também tem casa. "Atualmente, não faço nada programado, estou parando. Logo mais completo 87 anos e quero diminuir o ritmo. Voltar para Jundiaí está nos meus planos."

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.