Querido leitor,
Mais um ano se passou…
Todas as dificuldades, pressões e até alegrias deste ano já estão no passado, mas, o que ainda está por vir não sabemos.
Como é raro a gente concordar em um dia especial onde todos estamos juntos celebrando algo bom e podemos comemorar o Natal e o fim do ano como uma nova oportunidade de estarmos juntos.
As festas carregam esse sentimento de união. Mesmo para quem não tem religião ou não gosta de reuniões fica um gosto de vamos nos reunir para lembrarmos que não estamos sozinhos.
Como pode uma gota d’água se sentir sozinha no oceano? Pois é, somos assim!
Estamos todos juntos tendo a experiência de estarmos vivos. Sim, devemos celebrar a vida, pois é uma grande oportunidade para fazer nosso coração se abrir. O desânimo e a procrastinação nascem de nossa mente autocentrada e egoísta.
E daí se as coisas não foram como gostaríamos?
E daí se o que queria não aconteceu?
E daí?
O fato de continuarmos vivos é sensacional! Mais uma chance de nos desculparmos pelo que fizemos de errado para alguém, mais uma chance de dizer “eu te amo” para alguém, mais uma chance.
Agora estamos aqui e temos que fazer valer isso.
Tenha coragem para recomeçar a cada dia. Tudo bem, você pode tentar novamente e pode aprender com os erros do passado.
Todos nós estamos tentando acertar.
Recarregue sua bateria se juntando com os outros, comemore a alegria de estar vivo, esqueça seus defeitos e pare de olhar os defeitos dos outros. Simplesmente relaxe, viva esse momento com o coração leve, seja gentil com os outros que têm as mesmas dificuldades. Sempre com alegria.
No budismo nós comemoramos a alegria, a mente alegre se contenta com pouco, procura a paz, é só conseguiremos encontrar essa paz com o equilíbrio interior, apaziguando nossos pensamentos.
Reze para conseguir, peça, faça sua prece e queira melhorar como pessoa, como amigo, amiga, filho, filha, marido, esposa, mãe, pai, cidadão, cidadã...
Claro que você é capaz! Ser melhor deve ser a sua missão.
Todos têm dificuldades, não nos prendamos a elas, são desafios. Podemos começar agora ou a qualquer momento, basta querer, mas, deseje ser melhor um pouco de cada vez.
De alguma forma conquistamos o que desejamos,
Querido leitor, que você consiga sempre perceber o quanto é afortunado, o quanto você pode fazer diferença entre seus amigos, no trabalho, na família, cidade, país. Quando você é uma pessoa boa você constrói relacionamento com outra pessoa boa e isso nos torna humanos.
Quando percebermos tudo isso, todos os dias serão Natal, e todos os dias serão de ano novo, estaremos comemorando a alegria.
Obrigada, você faz parte da minha história.
Até o próximo ano!
Gen Chime é professora do Centro Budista Kadampa em Jundiaí (kelsang.chime.br@gmail.com)