Expectativas

Por |
| Tempo de leitura: 2 min

Querido leitor,

Nossa vida gira em torno de nossos sonhos e desejos, isso nos motiva.

No entanto, pouco de nossos desejos são realizados e, mesmo quando são, deixam um gosto de "não era bem isso que eu queria".

Não sabemos ser otimistas, achamos que ser otimista é pensar que nada de ruim vai acontecer conosco. Isso não é ser otimista, isso é ser irrealista. É muito fácil as coisas não saírem como programamos, existem infinitas possibilidades no desenrolar de um acontecimento, nosso desejo é apenas mais uma possibilidade. Precisamos desenvolver uma maneira mais inteligente de lidar com essas frustrações.

Como é ser otimista?

Suponha que você está preparando uma festa para o sábado. O que é ser otimista em relação a isso? É achar que não vai chover ou que não faltará nem comida nem música? Que o chato e inconveniente não irão e que tudo vai dar certo? Pois bem, isso é ser irrealista, quanto maior for nossa lista de expectativas, mais frustrados estaremos quando algo der errado.

Frustrados nos sentiremos deprimidos, injustiçados, vítimas. Na verdade somos vítimas das nossas próprias expectativas. Dessa maneira, sem saber como lidar com a frustração, culpamos os outros; qualquer um pode ser culpado, até condições climáticas ou coisas inanimadas.

Começam aí as justificativas para nossas frustrações: "se não tivesse chovido", "se não fosse aquela música", "se o chato não tivesse ido", se...se...se...

Seríamos mais realistas se nos preparássemos interiormente para adversidades. Estar ótimo é estar bem dentro de nós mesmos. Ainda no mesmo exemplo, depois de darmos o nosso melhor na preparação da festa, ser otimista é estar em paz dentro de nós mesmos. Então, se chover, se faltar algo, ou até se o chato aparecer, isso não nos trará sensações desagradáveis. Estaremos bem, seja como for, afinal, preparamos tudo da melhor maneira possível e o que for acontecer terá seu próprio rumo, temos que aceitar o que não tem solução e estar tranquilos para resolver aquilo que tem solução.

Ser otimista é estar em paz. É entender que fizemos nosso melhor e o resto vamos resolvendo à medida que for acontecendo e da maneira que for possível resolver.

Muitas das nossas frustrações são criadas por nossas expectativas equivocadas.

Estar calmo nos transforma em pessoas confiáveis, isso traz calma para todos e nossos momentos mais incríveis são aqueles em que transformamos o ruim em bom, o não programado em improviso, com a mente calma poderemos nos divertir com as adversidades da vida, isso é muito mais inteligente, mas só podemos ser assim por que somos seres humanos, os animais não aceitam muito suas frustrações. Atacam sem discriminação, usam seus instintos e por isso mesmo não sabem lidar com problemas.

Nós não somos melhores que eles, mas somos mais afortunados, pois podemos ouvir, e aprendendo a escutar podemos contemplar o que ouvimos e misturar nossos pensamentos com uma nova forma de reação: mais positiva, mais otimista e bem mais inteligente

Não concorda?

Gen K. Chime é professora do Centro Budista Kadampa em Jundiaí (kelsang.chime.br@gmail.com)

Comentários

Comentários