Tempo de perseverar

20/11/2022 | Tempo de leitura: 3 min

Certo dia ouvi a estória de três homens que se aventuraram a escalar uma montanha muito alta. O preparo foi árduo. Cada dia de treinamento era superado motivado pela expectativa de se alcançar o objetivo.

Chega o grande dia! Os três aventureiros saem com seus equipamentos e começam a escalada. No início tudo estava indo bem, sem cansaço, caminho tranquilo, velocidade boa, clima favorável e tudo contribuindo para um desfecho primoroso.

Ao avançarem o caminho começou a ficar rochoso e as pedras começaram a demonstrar os seus perigos. Um pouco mais adiante as pedras já eram inimigas, soltas pelo caminho tornando cada passo uma escolha entre a vida e a morte.

De repente, uma voz veio do alto e lhes disse: "Esvaziem as mochilas e as encham de pedras". Todos ouviram ao mesmo tempo aquela voz que veio do nada e olhando uns para os outros temeram e então novamente a voz falou: "Encham as mochilas de pedras". Os três então obedeceram e ainda assustados continuaram a jornada, mas agora com muito mais dificuldade. Cada passo seria ainda mais desafiador a partir de agora.

No meio do caminho todos já muito desgastados e um deles resolve desistir: "Estou cansado e não vejo mais razão para prosseguir, só vim mesmo por causa de vocês".

Os dois continuam e o trajeto fica ainda mais perigoso e dificil, o cansaço era extremo e um dos amigos resolve abandonar a mochila de pedras e continuar a jornada apenas para fazer companhia e completar o trajeto.

Na parte final o último já não aguentava mais, estava a ponto de abandonar a mochila, mas pensou: "Já carreguei até aqui, falta tão pouco agora. Vou fazer o meu melhor e levar até o fim".

Após a batalha ambos chegam ao topo e a voz mais uma vez diz: "Esvazie a mochila". Ao esvaziar, mal podiam acreditar: as pedras que eram peso e dificuldade haviam se tornado ouro puro e somente um amigo tinha esse tesouro.

Ao pensar nestes amigos identifiquei três grupos de pessoas: os que desistem facilmente, os que buscam o meio mais fácil e os que são recompensados por sua perseverança.

Os que desistem o fazem porque não têm firmeza em seus propósitos e escolhas. Não estão convictos do que querem e suas decisões são frágeis. Não estão dispostos a pagar o preço para conquistar, mas querem alcançar a conquista dos outros. Estes sempre serão escravos de si mesmos e de seus fracassos.

Os que buscam o meio mais fácil são aqueles que se acham melhores dos que os outros, têm sempre um "caminho melhor", não leem o manual e já sabem como tudo funciona. Estes farão parte da história de conquistas dos outros como aqueles que tinham tudo para conseguir, mas não conseguiram.

E os que são recompensados por sua perseverança são aqueles que estão focados e convictos de seus objetivos, que entendem que a verdadeira recompensa virá através do esforço, da determinação, da permanência e continuidade daquilo que propôs no seu coração. Estes são grandes conquistadores, são os que chegam mais longe e são recompensados com tesouros de Deus e da vida.

Já vi muitas pessoas próximas de alcançarem suas promessas mas sucumbirem por achar as pedras pesadas demais mas também conheço muitos milionários de vida que alcançaram seus tesouros e tiveram muitas conquistas para celebrar.

E você? Em qual grupo de pessoas está?

PASTOR DANIEL ANTONIO é teólogo, administrador e publicitário (daniel.antonio@nazareno.com.br)

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do SAMPI

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.