ARTES CÊNICAS

Teatro para vencer a timidez e o medo de falar em público

Por Giovanna Vianna | Jornal de Jundiaí
| Tempo de leitura: 3 min
Arquivo Pessoal
Cada vez mais pessoas procuram para perder a timidez, o medo de falar em público e melhorar a postura e autoconfiança
Cada vez mais pessoas procuram para perder a timidez, o medo de falar em público e melhorar a postura e autoconfiança

A prática da arte teatral não existe somente para quem é considerado desenvolto e desinibido, ou para quem quer ser ator e atriz. Cada vez mais pessoas procuram para perder a timidez, o medo de falar em público e melhorar a postura e autoconfiança. Durante todo o processo, os benefícios do teatro são o desenvolvimento de habilidades que os auxiliam em todos os cenários da vida, tanto pessoais quanto profissionais.

Segundo o diretor geral de uma escola de artes na avenida Samuel Martins, em Jundiaí, Fernando Luiz Benedito Júnior, após o período da pandemia, o número de matrículas na escola teve aumento significativo. "A maioria das pessoas que procura o teatro é com o objetivo de melhorar questões de timidez e desenvolver um pouco mais a fala no dia a dia, principalmente no meio empresarial", conta.

Com cursos profissionalizantes e livres, o teatro abrange os mais diversos objetivos. "Atualmente temos mais de 300 alunos matriculados. Muitos deles são vendedores, corretores, médicos e advogados. Acredito que todos que procuram desenvolver a comunicação entenderam que o mercado de trabalho exige isso hoje em dia. Para nós, é maravilhoso, é muito bom termos alunos com objetivos diferentes", relata o diretor.

Além da alta procura para melhorar questões pessoais, o outro motivo é a paixão pela arte e cultura. "Entre eles, temos pessoas que querem se formar como atores, outros querem estar em contato com arte, fazer amizades, ter dinâmicas e experiências em grupo, além de adquirir habilidades e competências de concentração, foco e oratória. As aulas sempre buscam trazer desafios do dia a dia. Com isso, o aluno percebe como o teatro está tão próximo da realidade dele", finaliza Júnior.

NA PRÁTICA

Há dois meses fazendo aulas de teatro para melhorar a comunicação, Tatiana Santos, de 37 anos, já fez aulas de oratória e cinema, mas descobriu uma paixão no teatro. "O teatro é mágico. Ele te tira da zona de conforto, dá a oportunidade de viver um personagem e aprende a se expressar com o corpo. As técnicas que aprendo nas aulas, aplico na vida pessoal e profissional", diz.

Além disso, segundo Tatiana, o teatro  ajuda a controlar medos de falar em público e timidez. "Com certeza me sinto mais confiante e preparada, porém, o 'friozinho na barriga' sempre vai existir. Mas aprendi técnicas que me ajudam a controlar esse medo, através da concentração e respiração. Não sei se pretendo trabalhar com isso um dia, mas tenho certeza que quero fazer uma peça e vivenciar toda essa experiência que só o teatro consegue proporcionar", finaliza.

Apaixonada pelo teatro desde criança, Stephanie de Oliveira Moretti, de 23 anos, pretende seguir carreira e vai iniciar no próximo ano a faculdade de Artes Cênicas. "Amo arte e faço teatro desde os 7 anos. Acredito que isso tenha contribuído para a minha escolha profissional. O teatro me encanta, já que é uma das formas de arte mais genuínas, que transforma o ator e o público".

Mesmo atuando há tantos anos, Stephanie ainda se depara com algumas dificuldades no dia a dia, mas a experiência na arte teatral lhe auxilia. "O teatro me ajuda em tudo, na desenvoltura, na hora da fala e até mesmo em situações mais delicadas. Confesso que em situações muito estressantes o medo de falar em público aparece, e é aí que o teatro entra. A vida real e o palco não são tão diferentes. Existem momentos em que a atuação precisa se fazer presente", completa.

Fernando Luiz Benedito Júnior
Fernando Luiz Benedito Júnior

Comentários

1 Comentários

  • José Luiz 14/11/2022
    Uma escola ótima que indico muito é a ATUARÁ, na Rua do Retiro.