Lei do trabalho

13/11/2022 | Tempo de leitura: 3 min

Por que temos que trabalhar? Será somente para acumular riquezas, pagar as contas e sobreviver? Allan Kardec nos explica em "O Livro dos Espíritos": "O trabalho é uma Lei da Natureza, e por isso mesmo é uma necessidade. A civilização obriga o homem a trabalhar mais, porque aumenta as suas necessidades e prazeres". O trabalho é uma dádiva, nos proporciona felicidade e é necessário à nossa evolução, conforme continua nos ensinando Kardec: "Por que o trabalho é imposto ao homem? Resposta: Por ser uma consequência de sua natureza corpórea. É uma expiação e, ao mesmo tempo, um meio de aperfeiçoar a sua inteligência. Sem o trabalho, o homem permaneceria na infância intelectual. É por isso que seu alimento, segurança e bem-estar dependem do seu trabalho e da sua atividade...".

Nós devemos receber uma remuneração pelo nosso trabalho, o que é justo, pois precisamos disso para sobreviver. O dinheiro proveniente do trabalho muitas vezes serve de estímulo para que muitos não permaneçam no ócio. Porém, devido à nossa atual condição evolutiva, alguns ficam focados somente na recompensa financeira e se esquecem de que o trabalho é muito mais que isso. A Doutrina Espírita nos ensina que somos co-criadores e assim o trabalho de todos é muito importante para a evolução do Universo.

Conforme progredirmos em nossa jornada evolutiva, através das nossas múltiplas encarnações, teremos cada vez mais essa consciência. Deixaremos de nos preocupar tanto com o pagamento e trabalharemos cada vez mais pelo simples fato de ser o certo, de estarmos produzindo algo, sendo úteis e contribuindo para o bom andamento do todo.

Quando alguém desencarna, muitas pessoas tem o hábito de falar: "Descansou...". Porém isso não é verdade, o Espiritismo nos mostra que o trabalho na dimensão Espiritual é muito maior do que na dimensão material. Conforme disse Chico Xavier: "Os Espíritos superiores não descansam; para eles o trabalho é sinônimo de alegria, de realização espiritual mais íntima... Se esperamos por descanso depois da morte, estamos mal-informados". Não tenhamos a ilusão de que ficaremos só repousando após o desencarne, pois teremos muitas oportunidades de trabalhar muito mais intensamente do que atualmente. André Luiz, no livro "Nosso Lar", através da psicografia de Chico Xavier, nos descreve sobre o trabalho no mundo Espiritual, nos fala inclusive que, como aqui, lá ele também é remunerado, através dos bônus-hora.

O repouso também é muito importante, segundo "O Livro dos Espíritos": "Sendo uma necessidade para quem trabalha, o repouso não é também uma Lei da Natureza? Resposta: sem dúvida. O repouso serve para reparar as forças do corpo e também é necessário para dar um pouco mais de liberdade à inteligência, a fim de que se eleve acima da matéria". Temos o direito ao repouso tanto aqui, enquanto encarnados, como quando desencarnados, pois ele é merecido e necessário.

Usemos esses conhecimentos para o bem de todos, refletindo sobre a importância do trabalho e não pensando somente em sua recompensa financeira. Trabalhemos com alegria, sendo gratos ao Criador pelas inúmeras oportunidades que recebemos e fazendo do trabalho uma fonte de felicidade.

Eduardo Battel é urologista e expositor espírita

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do SAMPI

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.