RECEITA

Pãezinhos de leite

Se você leu a lista dos ingredientes e acha que ela está incompleta, aviso que não. Estes pãezinhos da foto não levam farinha de trigo. Veja a receita de Sonia Machiavelli.

Por Sonia Machiavelli | 13/11/2022 | Tempo de leitura: 2 min
Especial para a Sampi

Ingredientes:

  • 1 batata doce grande
  • 300 gramas de leite em pó
  • 2 ovos
  • 2 colheres (sopa) de azeite
  • 1 pitada de sal
  • 1 colher (sopa) de fermento em pó 

Se você leu a lista dos ingredientes e acha que ela está incompleta, aviso que não. Estes pãezinhos da foto não levam farinha de trigo. Quando vi a receita num vídeo de culinária, em idioma que não domino mas com imagens e indicações bem claras, também fiquei surpresa. Nunca tinha feito pão que não levasse farinha, só leite, por isso o nome: pão de leite. Resolvi encarar, arriscar. E não é que deu muito certo? Eles lembram, pela textura e sabor, aqueles pãezinhos que em restaurantes chiques aparecem nas cestinhas, cobertos por guardanapo de linho, junto às entradas. Ficam fofos, mas não em excesso; e têm um delicioso sabor adocicado, bem leve, traços da batata doce e do leite em pó.

Quer experimentar? Faça assim. Lave bem a batata, seque, coloque-a com casca dentro de um saco plástico e leve ao microondas por quatro minutos. Desta forma  ficará sequinha e seu sabor acentuado. Retire quando estiver macia, espere amornar e descasque. Ainda morna passe pelo espremedor, a fim de obter uma massa fina. Coloque numa tigela e junte os ovos batidos à parte, gemas e claras juntas. Mexa com colher até agregar bem. Acrescente a pitada de sal, o azeite, o fermento. Depois, aos poucos, o leite em pó, misturando sempre até obter uma massa que possa ser trabalhada com as mãos. Unte as mãos com um pouquinho de azeite e formate os pãezinhos do jeito que preferir. Unte uma assadeira com azeite, polvilhe farinha de trigo (só aí ela entra!), disponha os pãezinhos. Leve ao forno quente por quinze minutos ou até dourar. Eles são delicados, cuidado para que não passem do ponto e queimem.

Na foto eles estão cercando um potinho de geleia de laranja. Ficam excelentes também para acompanhar o chá (ou café) da tarde.

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.