RECEITA

Cake de Abobrinha

A abobrinha é um legume que nos acompanha desde os primeiros meses de vida. É um dos primeiros a entrar na papinha dos bebês. Veja a receita de Sonia Machiavelli.

Por Sonia Machiavelli | 06/11/2022 | Tempo de leitura: 2 min
Especial para o GCN

Ingredientes

  • 1 abobrinha grande
  • 3 ovos
  • 60 ml de leite
  • 6 colheres (sopa/ rasas) de farinha de trigo
  • 2 colheres (sopa/rasas) de fubá
  • 1 colher (sopa/rasa) de fermento em pó
  • 50 g de parmesão ralado 
  • Sal e pimenta a gosto
  • Cheiro verde a gosto

A abobrinha é um legume que nos acompanha desde os primeiros meses de vida. É um dos primeiros a entrar na papinha dos bebês. Se você observar bem verá que nos supermercados ela se encontra presente o ano inteiro nas gôndolas. Esta que você vê na ilustração é a mais conhecida e consumida na região sudeste. Chama-se paulista ou menina e pertence à família das cucurbitáceas, assim como a melancia, o melão, o pepino e a abóbora. É nativa do Peru. Outra que também compete com ela é a italiana, que é mais clara e mais delgada. Ambas possuem uma textura macia com um sabor levemente adocicado e a composição nutricional é bastante semelhante.

As donas de casa brasileiras costumam preparar esses dois tipos de diversas formas, mas a tradicional é a batidinha na ponta da faca, refogada no azeite com temperos tradicionais como cebola, alho, cheiro verde, sal. Este merece cuidado, porque abobrinha salgada demais não presta.

Há inúmeras outras formas de consumir o legume. A que hoje trago é um bolinho saudável porque não é frito, é assado. Ele pode ser uma mistura, um aperitivo, um lanche rápido. Torna-se proteico, porque leva ovos, leite, queijo. Pode ser uma refeição completa.

Começa-se por lavar e raspar de leve a abobrinha. Depois rala-se na parte grossa do ralo. Detalhe importante:  espreme-se bem com as mãos, para eliminar todo o líquido possível. Quanto mais sequinha ficar, melhor. Em seguida, batem-se os ovos com sal e se agregam o azeite e o leite. Junta-se à abobrinha ralada, mexe-se bem. Acrescenta-se a farinha de trigo peneirada, o fubá idem, o queijo ralado, o cheiro verde picadinho. Por fim, o fermento em pó. Volta-se a mexer. Untam-se forminhas de empada com azeite, polvilha-se levemente farinha, enche-se com a massa até dois terços. Essas forminhas devem ser dispostas em assadeira que é levada ao forno quente por vinte minutos, ou até que fiquem douradas na superfície. A quantidade de ingredientes listados rende doze empadinhas grandes ou 24 pequenas.

Abobrinha é rica em fibras, carotenoides, vitamina E, A, C e minerais como selênio, cálcio, zinco, cobre e manganês, além de ter poucas calorias. Com esses nutrientes, ela ajuda na visão, na digestão e ainda nos ossos.

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.