RECEITA

Geleia de amoras

É fácil fazer e bonito ver o resultado. A cor é maravilhosa. Vai bem no pão, na torrada, na companhia de qualquer queijo. Quer experimentar? Veja a receita de Sonia Machiavelli.

Por Sonia Machiavelli | 23/10/2022 | Tempo de leitura: 2 min
Especial para a Sampi

Ingredientes

  • 2 xícaras (chá) de amoras frescas
  • 1½ xícara de açúcar cristal
  • 1 colher de sopa de suco de limão
  • ½ colher (chá) de bicarbonato de sódio

Na música "Amoras", Emicida canta: "Que a doçura das frutinhas sabor acalanto/ Fez a criança sozinha alcançar a conclusão/ Papai que bom, porque eu sou pretinha também". E é a partir desse rap que um dos artistas brasileiros mais influentes da atualidade criou seu primeiro livro infantil, mostrando através de seu texto e das ilustrações (de Aldo Fabrini), a importância de nos reconhecermos no mundo e nos orgulharmos de quem somos – desde criança e para sempre.

Pensei no rap e no rapper ao receber na semana passada um presente que adorei: um saco de amoras, numa boa quantidade que daria para fazer geleia, calda para sorvete ou cobertura para cheese cake. Acabei fazendo um potinho de geleia e congelando o restante para a próxima vez em que a vontade de ir para a cozinha se tornar irresistível. Agradeço demais à minha ex-aluna Nataly, que se lembrou de mim ao visitar a avó no Estreito e encontrar a amoreira do quintal cheia de frutos. É tempo delas, tenho visto pequenas bandejas nos varejões, a seis reais. Com duas é possível preparar um pote de 200 mg.

É fácil fazer e bonito ver o resultado. A cor é maravilhosa. Vai bem no pão, na torrada, na companhia de qualquer queijo. Quer experimentar?

Em primeiro lugar retire os cabinhos. Depois, lave em água corrente e escorra. Coloque no liquidificador com um pouco de água e bata. Há pessoas que gostam de sentir na boca pedacinhos da fruta e então pulam essa parte. Se você prefere uma geleia mais fininha, faça como eu. Triture e depois coe, usando colher contra a peneira para retirar todo o suco. Despeje numa panela larga, para evitar que a calda derrame ao ferver. Junte o açúcar e mexa. A fim de dissipar qualquer traço amargo que algumas espécies de amoras podem ter, coloque nessa hora meia colher (chá) de bicarbonato de sódio.  Mexa, acenda a chama e quando ferver baixe para o mínimo. Vinte minutos depois coloque o suco de limão, mexa e deixe mais cinco sobre o fogo. Para saber se está no ponto, coloque pequena porção num pires gelado e passe o dedo. Se enrugar, está pronta. Desligue a chama, espere amornar e retire para um vidro bem esterilizado. Para isso, ferva vidro e tampa por cinco minutos, retire da água, leve ao microondas por mais três. Preencha com a geleia sem deixar espaço, feche, vire de boca para baixo. Essa geleia estará líquida nesse momento e só coagulará no dia seguinte. Mantida na geladeira depois de aberta, dura um mês. Fechada, vários meses.

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.