XÔ DOENÇA

Crianças tocam o ‘sino da vitória’ para lembrar a cura do câncer

Neste ano de 2022, a instituição já teve sete sinos da vitória, momento que simboliza o final do tratamento efetivo contra o câncer

Por Colaboração Bel Bueno | 09/10/2022 | Tempo de leitura: 5 min
Jornal de Jundiaí

Daniel Tegon Polli

Giovanna de Oliveira Passos
Giovanna de Oliveira Passos

Para celebrar o mês das crianças, o Hospital da Criança do Grendacc selecionou três lindas histórias de cura e superação de seus pacientes. Neste ano de 2022, a instituição já teve sete sinos da vitória, momento que simboliza o final do tratamento efetivo contra o câncer. Depois disso, os pacientes passam a fazer apenas o acompanhamento no hospital, com consultas e exames periódicos.

A presidente do Grendacc, Isabela Bastos Cardoso, diz que é por este momento de alegria que a instituição luta todos os dias, há 27 anos.

 “A missão da instituição é de salvar vidas. E é neste momento de tocar o sino, que simboliza a cura e a vitória contra o câncer, que sentimos que tudo vale à pena. Todo esforço, toda luta diária para continuar oferecendo esse atendimento de qualidade para as famílias. É também um momento de muita gratidão para a equipe do hospital e para todos que ajudam o Grendacc a existir.”

O índice de cura no Hospital da Criança do Grendacc é de 80%, o mesmo dos grandes centros especializados do país e que é preconizado pelo Ministério da Saúde.

Confira três histórias emocionantes de pacientes que venceram a luta contra o câncer:

João Lucas de Paula, de 4 anos

No dia 24 de abril, a alegria tomou conta do Hospital da Criança do Grendacc, pois o sorridente João Lucas de Paula, então com 3 anos, tocou o sino da vitória, simbolizando o final do seu tratamento efetivo contra a Leucemia Mieloide Aguda (LMA). O João passou por cinco ciclos de quimioterapia, mas felizmente os resultados foram positivos e agora ele fará apenas o acompanhamento.

“Nesse momento a equipe do Grendacc sempre se emociona, porque é uma vitória. É a hora mais esperada”, diz a médica oncologista pediátrica do Hospital da Criança, Arianne Casarim.

A caminhada não é fácil, mas a diretoria reforça a importância de continuar lutando ao lado do paciente e de familiares. “Sabemos que toda essa caminhada não é fácil, que muda a rotina não só do paciente, mas de toda a família, então, é com muita alegria que encerramos esse ciclo. Tocar o sino simboliza que as coisas vão ficar mais leves, a rotina vai voltar ao normal e que é possível seguir em frente, com novos desafios e novas etapas.”

Durante a gestação, a mãe soube que seu filho tinha uma alteração genética (Síndrome de Down), mas ele nasceu muito cansado. Foi para UTI e lá descobriram uma Leucemia Transitória. O João precisou de uma transfusão de sangue e, depois disso, as plaquetas voltaram ao normal. A partir daí, passou a fazer o acompanhamento mensal, trimestral e depois anual. E quando completou 3 anos, a leucemia voltou e ele iniciou o tratamento no Grendacc.

Emocionada, a mãe, Suelen Pereira, conta que não foi fácil e que a vida não voltará a ser 100% daqui pra frente: “A gente ainda fica angustiada e com o sentimento de medo. Eu não tenho palavras para agradecer toda a equipe do Grendacc pelo muito que fizeram pelo João, o carinho a atenção. Estou feliz demais por ter dado tudo certo.”

Suelen também ressalta que foi o João quem deu força para ela nessa jornada, com a alegria de viver dele. “Sou muito grata ao Grendacc, as médicas e a todos. Minha palavra hoje é gratidão, por esse momento, pelo que fizeram por nós, pelo acolhimento.”

Pedro Martins Simões dos Santos, 12 anos

“Hoje o meu sentimento é de vitória e de alívio no coração. Alívio por ter terminado o tratamento, que não foi fácil”, disse o paciente Pedro Martins Simões dos Santos, de 12 anos, que no dia 28 de junho tocou o sino da vitória no Hospital da Criança do Grendacc, simbolizando o final do seu tratamento efetivo contra um Linfoma de Hodgkin.

Pedro fez quimioterapia, radioterapia e terminou seu tratamento em dezembro de 2021, mas por conta da pandemia não pode tocar o sino na época. “Vocês percorreram um caminho que não foi fácil, mas conseguiram. Juntos com toda a equipe, a família, e o esforço do Pedro chegaram lá. Hoje é um grande dia, e tocar o sino simboliza a vitória e o encerramento de um ciclo”, disse a médica oncologista pediátrica do Grendacc, Priscilla Proetti.

Muito emocionada, a mãe, Thamires Martins Simões, agradeceu a toda a equipe do Grendacc. “Obrigada a cada um de vocês, eu serei eternamente grata por todo apoio e por tudo que fizeram pelo meu filho. Não tenho palavras para descrever a minha alegria hoje. E filho, você venceu o câncer, então agora você vence qualquer desafio. Eu tiro o chapéu pra você meu filho, você é um guerreiro.”

Giovanna de Oliveira Passos, de 7 anos

A sexta-feira 13 do mês de maio foi outro dia de muita alegria para o Hospital da Criança do Grendacc. A simpática Giovanna de Oliveira Passos, de 7 anos, tocou o sino da vitória depois de dois anos e meio de tratamento contra uma Leucemia Linfoide Aguda (LLA). E o momento foi acompanhado por toda a equipe do hospital e também pela família: A mãe Gislaine de Oliveira Passos, o pai Leonardo Passos, o irmão Vinícius, além dos tios, avô e amigos.

Emocionada, a mãe agradeceu primeiramente a Deus e depois a todos do Grendacc. “Meu sentimento é de gratidão, podem ter certeza de que cada um de vocês está dentro do meu coração. Muito obrigada por tudo, eu estou muito feliz”, disse.

Arianne Casarim, oncologista pediátrica do Grendacc, que acompanhou Giovanna por todo seu tratamento, comentou que nunca viu tanta gente para tocar o sino. “Esse sino é uma representação para a gente, um símbolo, e poder fazer isso com a Giovanna, depois de dois anos e meio de tratamento é uma alegria. Esse momento é almejado por todas as crianças que estão lutando contra o câncer e que não veem à hora de tocar o sino como um símbolo do final do tratamento e de que a vida vai continuar. A gente vai seguir com o acompanhamento, mas de uma forma mais leve e muito mais tranquila. Mas, acima de tudo, o sino representa um novo ciclo e uma vitória que foi alcançada pelo paciente”, afirma.

Na ocasião, a presidente do Grendacc, Isabela Bastos Cardoso, agradeceu à família por permitir que a Giovanna fosse uma das modelinhos. “Isso é muito importante porque mostra a alegria das nossas crianças. Mostra que o Grendacc, apesar de toda a dificuldade que existe em torno do câncer, pode ser um ambiente alegre, divertido e que oferece um acolhimento para a família e para os pequenos pacientes. Parabéns, muita saúde para a Giovanna.”

Colaboração Bel Bueno

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.