Para o funcionamento dos intestinos: respire!

24/09/2022 | Tempo de leitura: 2 min
Liciana Rossi

Sabemos que a oxigenação é indispensável à vida e para que o organismo funcione saudavelmente, já que sem ela, o coração poderia até bombear o sangue, mas seria ineficiente para manter o corpo funcionando, pois, as nossas células precisam de oxigênio.

A respiração profunda ajuda a relaxar, tanto emocionalmente quanto fisicamente. Ao respirarmos profundamente, o corpo entende que está tudo bem, que não há um perigo por perto e assim pode se acalmar, liberando substâncias relaxantes no cérebro e no corpo. Os músculos acabam se tornando menos tensos, os batimentos cardíacos desaceleram e somos invadidos por uma sensação interna deliciosa de paz.

Quando respiramos profundamente, há a movimentação de um músculo chamado diafragma, que separa o tórax do abdômen, o principal músculo da respiração. Essa movimentação faz uma espécie de 'massagem' nos intestinos, o que auxilia os movimentos peristálticos e, consequentemente, melhora a digestão. Esse efeito já pode ser sentido nas primeiras horas após começar a treinar a respiração lenta e profunda.

Como o diafragma separa a cavidade torácica da abdominal, onde ficam os intestinos, quando não é movimentado ou exercitado corretamente e de maneira regular, ele pode se tornar mais rígido e reduzir sua capacidade de movimento, deixando de 'massagear' os intestinos, o que pode fazer com que as pessoas que tenham constipação intestinal (intestino preso), piorem ainda mais.

Além do diafragma ser o principal músculo respiratório, ele também auxilia na postura, na estabilidade da coluna lombar e atua como motor linfático e visceral. Uma vez que mobilizado, sua função é restabelecida, ou seja, ele volta a trabalhar normalmente em toda sua amplitude, através das respirações profundas e, assim, os intestinos voltam a funcionar, já que seus movimentos peristálticos serão estimulados pela 'massagem' que o movimento diafragmático produz constantemente.

A constipação ou o intestino preso também pode estar relacionado a diversas causas, como má alimentação, falta de água, fatores psicológicos como excesso de estresse, ansiedade e medo. No entanto, devolver o movimento do diafragma é o primeiro passo para garantir a saúde intestinal de uma maneira simples e barata, que você pode começar agora mesmo.

Dica: deite-se com os joelhos flexionados, sinta como se a sua cabeça fosse tracionada para fora do tronco, e assim a coluna vai crescer. Coloque suas mãos sobre suas costelas e sinta que na inspiração você as afasta e enche toda a caixa torácica, mas não levanta seus ombros. Inspire pelo nariz em 5 segundos, segure o ar por 5 segundos e solte o ar, pelo nariz se possível, lentamente, por 10 segundos. Repita este ciclo por no mínimo 5 vezes. Você pode alterar os segundos conforme sua capacidade, comece com 3 segundos, por exemplo. Muita saúde a todos.

Liciana Rossi é educadora física formada pela ESEF Jundiaí; pós-graduada em treinamento físico pela Unicamp e ginástica corretiva pela FMU-SP; exercícios corretivos pela Academia Nacional de Medicina Esportiva - NASM/USA; CHEK Practitioner nível 2 Califórnia/USA; Holistic Life Style Coach/CHEK Institute/USA

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do SAMPI

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.