Como lidar com a ansiedade

Monja Kelsang Chime
| Tempo de leitura: 2 min

Querido leitor, você é ansioso? Se você se preocupa muito ou faz projeções para o futuro ou se está sempre criando expectativas, provavelmente, você é ansioso. Isso quer dizer que você respira curto, fala rápido e sofre com antecedência. Todas as nossas preocupações são reflexos dessa nossa ansiedade.

Estados ansiosos criam grande pressão interna tudo porque na verdade gostaríamos de controlar todas as circunstâncias de acordo com nossas expectativas e vendo que isso é impossível ficamos ainda mais preocupados e frustrados.

Qual é o melhor método para diminuir nossa ansiedade?

A resposta é: Meditação!

Meditação é um exercício interior. Treinamos para diminuir primeiramente a velocidade da nossa respiração. Uma respiração calma e serena faz com que nossos pensamentos se acalmem. Seguindo instruções corretas, além de diminuir e acalmar nossa respiração criamos um espaço interior ideal para refletir sobre tópicos importantes como, por exemplo, meditar sobre a raridade de ter uma vida humana significativa.

Nossas frustrações deterioram nossa alegria de viver. E temos uma tendência sempre presente de sentirmos atração por atividades sem sentido.

Fazer coisas sem significado, sem direção. Chamamos de preguiça uma atração por atividades sem sentido.

O que dá sentido a nossa vida? Quando estamos ansiosos sempre mudamos de desejo, não entendemos muito bem por que nunca estamos satisfeitos. Queremos um carro novo, uma casa nova, novos amigos, novas atividades, cursos, lugares pessoas... ufa!

Um querer sem fim. Meu professor, Geshe Kelsang Gyatso, diz que somos como criancinhas que constroem castelos de areia na praia e ficamos muito tristes quando a onda vem e leva tudo embora.

Precisamos parar de criar expectativas que são irrealistas. Têm muitas possibilidades maravilhosas que podem acontecer sem nossa interferência.

Então devemos parar! Vamos viver calmamente. Com mente pacífica nossa fala será pacífica e nossas ações serão pacíficas.

O futuro não existe, estamos criando isso agora, então, calma.

Inspira, conte até quatro, conte até oito.

Dê um tempo sem esperar nada nem de você nem de ninguém. Crie sim um tempo para aprender meditar, aprender respirar, aprender controlar seus pensamentos, isso tudo depende de treino.

Com menos expectativas teremos menos frustrações, menos raiva, menos apego. Uma pessoa calma não precisa ficar controlando tudo nem todos.

Aceite mais o seu tempo e o tempo de outros. Cada pessoa tem seu próprio tempo de aceitar do fundo do coração o outro como ele é.

Treine Meditação. Não seja seu próprio terror.

A pior coisa que a ansiedade traz a perda daquilo que está acontecendo hoje. Esse momento, o agora, é o mais importante. Agora é o momento de conhecer aqueles que nos cercam, de formar boas lembranças, e ter boas experiências.

Queridos, a vida é agora! Vamos ter a mente calma para perceber que o que realmente interessa é desenvolver um bom coração, ter bons relacionamentos com sinceridade.

Só assim vale a pena sermos gratos pelo que temos!

Gen Kelsang Chime
é Monja e professora residente do Centro Budista Kadampa Vajrayogini em Jundiaí

Comentários

Comentários