FALTA D'ÁGUA

À espera de chuva volumosa, Cristais Paulista adota racionamento

Por Giovanna Attili | da Redação
| Tempo de leitura: 1 min
Sampi/Franca
Divulgação/Prefeitura de Cristais Paulista
Nível da água em Cristais Paulista está abaixo do normal
Nível da água em Cristais Paulista está abaixo do normal

A Prefeitura de Cristais Paulista, município a 20 km de Franca, divulgou na última segunda-feira, 8, a interrupção no fornecimento de água na cidade. A nota divulgada aponta a estiagem como motivação para a medida.

A publicação feita nas redes sociais da Prefeitura detalha que a interrupção será feita todos os dias, das 13h às 17h e das 21h às 6h, para que seja garantido o abastecimento de forma igualitária para toda a cidade.

O secretário de Agricultura e Meio Ambiente de Cristais Paulista, Márcio Antônio dos Santos, destacou a crise hídrica enfrentada pela cidade e o que precisa acontecer para a situação se normalizar. "Tem que chover, no mínimo, 30 milímetros. Nós estamos esperando restabelecer nossas represas, ter captação e água para a gente poder voltar ao normal."

"Estamos providenciando algumas ações internas para melhorar nosso sistema de abastecimento. Acredito que, se o tempo firmar e continuar chovendo, dentro de poucos dias volta ao normal”, completou o secretário.

Investimentos e parcerias 

Márcio Antônio também revelou que há investimentos previstos para Cristais Paulista a partir de 2026. Segundo ele, essas ações devem ajudar a amenizar o problema de abastecimento de água na cidade.

O secretário informou que a prefeitura está trabalhando em conjunto com a SP Águas (Agência de Águas do Estado de São Paulo) para ter um novo ponto de captação de água para o abastecimento da cidade. Os estudos estão sendo realizados junto ao Governo do Estado para que uma parceria com o Aquífero Guarani seja firmada.

"Estamos fazendo estudos, movimentando-nos para ter essas ações. Vamos fazer as viagens a São Paulo para buscar mais parcerias, no sentido de melhorar essa questão. Vai ser uma ação muito importante para a água de Cristais, é uma coisa que nunca houve no município", finalizou Márcio.

Fale com o GCN/Sampi!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.

Comentários

1 Comentários

  • Darsio 1 dia atras
    Meio ambiente é um conceito que nunca teve importância no meio político. A questão da falta de água não se deve apenas a fatores climáticos, mas também a degradação de áreas verdes, especialmente das matas ciliares que protegem rios e nascentes. Ocorre que, em nome do lucro, praticamente não existem áreas de matas na ampla maioria das propriedades rurais e, com isso houve uma enorme redução da absorção de água pelo solo e, como consequência, há o rebaixamento do lençol freático e, com isso ocorrendo o secamento de rios e nascentes. Embriagada de ignorância, a população não se dá conta de que esse caos não possui origem divina, mas a uma ambição de lucro a qualquer custo. Lucro que será de alguns, mas as custas de prejuízos que serão socializados com todos.