O cantor Milton Nascimento, de 82 anos, foi diagnosticado com demência por corpos de Lewy, terceira forma mais comum da doença neurodegenerativa. A informação foi divulgada pelo filho do artista, o empresário artístico Augusto Nascimento, num relato publicado nas redes sociais.
Leia mais: Unicamp concede título Doutor Honoris Causa a Milton Nascimento
“No final do ano passado, comecei a notar alguns comportamentos diferentes do meu pai, mas nada que fosse alarmante. De lá para cá, fomos levando a vida normalmente, ainda que com uma preocupação sempre existente, mas com ele recebendo inúmeras homenagens, sendo ovacionado, vibrando, cantando, sendo tema de desfile no carnaval, e por aí vai”, escreveu Augusto.
Sintomas
O filho contou que os sinais se intensificaram neste ano. “O Parkinson, diagnosticado em 2022, avançando, e as pequenas atividades do dia a dia sofrendo impacto.” Em maio, ele decidiu viajar de motorhome com Milton pelos Estados Unidos. “Rodamos aproximadamente 4 mil km, eu dirigia com ele sempre ao meu lado de copiloto e escolhendo as músicas - tal qual sempre fizemos em nossas boas viagens pelo mundo. De alguma forma, eu sabia que aquela viagem seria uma despedida desses momentos”, disse.
Pouco tempo após a volta, Milton passou mal e precisou de atendimento médico. “Entramos em uma montanha russa, e absolutamente tudo mudou de forma extremamente rápida: veio, então, o duro diagnóstico de demência”, relatou Augusto.
Os sintomas da demência por corpos de Lewy são similares aos da doença de Alzheimer e incluem:
- tremores
- lentidão
- rigidez muscular
- alucinações
- crises de apatia que podem durar dias
Segundo o Manual MSD, pessoas que desenvolvem a demência de corpos de Lewy têm dificuldade de movimentação parecida com a da doença de Parkinson. O diagnóstico inicial de Parkinson em Milton já era manifestação da demência.
Nova rotina
O empresário contou que os diálogos entre pai e filho agora são “silenciosos ou um pouco confusos” e descreveu momentos íntimos: “Tem sido uma batalha diária, uma dor intensa e um vazio enorme no peito, pois, de alguma forma, o meu melhor amigo está me deixando aos poucos.”
Com o avanço da doença, Milton recebe cuidados constantes. “Venho tentando retribuir todo o bem, o amor, cuidado e carinho, dando o máximo de dignidade e conforto que ele pode e merece ter nesse momento”, afirmou.
Augusto encerrou a mensagem pedindo respeito e privacidade. “Esse é, junto com a matéria feita respeitosamente pelo querido @joaobatistajr, na Revista Piauí, o único pronunciamento que farei sobre esse tema. Peço respeito e compaixão de todos nesse momento tão delicado. Eu te amo e sempre amarei, paizinho.”
Milton Nascimento está afastado dos palcos desde novembro de 2022, após a turnê de despedida A Última Sessão de Música.
Fale com o GCN/Sampi!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.
Comentários
1 Comentários
-
Pedro Marques Neto 03/10/2025Bom dia, amigos! Segundo o Prof. Pasquale Cipro Neto, a pessoa não é diagnosticada com uma doença. Como diz ele, a doença é diagnosticada em uma pessoa! Se certo o professor, quase todos os veículos de comunicação cometem esse erro! A conferir e, se for o caso... corrigir!! Abraço a todos!