Uma parceria entre o Instituto Chuí, a Defensoria Pública e a Fundação Casa de Franca está transformando a trajetória de jovens em cumprimento de medida socioeducativa por meio do café. No início de setembro, um adolescente de 17 anos participou do projeto Formação Barista, uma capacitação completa que ensina desde o plantio do grão até o preparo profissional da bebida.
A iniciativa levou o jovem para uma imersão no universo do café. No primeiro dia, ele visitou a Fazenda Capoeira, em Jeriquara, onde aprendeu sobre todo o processo produtivo, da colheita à torra. No segundo dia, a aula prática aconteceu na cafeteria da loja Havan, em Franca, onde ele aprendeu a manusear máquinas profissionais e a preparar diferentes tipos de bebidas.
“Foi uma experiência bem legal que, em breve, será ampliada para mais jovens do Casa Franca”, destacou o coordenador pedagógico da unidade, Taiguara dos Reis Alves.
Para a presidente da Fundação Casa, Claudia Carletto, a iniciativa se alinha perfeitamente com o propósito da medida socioeducativa. “A iniciativa reforça a importância de projetos que preparam adolescentes para um futuro com perspectivas reais de inserção no mercado de trabalho, contribuindo assim para uma sociedade mais justa e segura”, concluiu.
Fale com o GCN/Sampi!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.