A fanfarra inclusiva da Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) de Franca será um dos destaques do desfile de 7 de Setembro, neste domingo, na avenida Presidente Vargas. A instituição levará para a avenida 160 participantes, entre atendidos, colaboradores, técnicos e familiares. Do total, 60 compõem a formação musical.
Os preparativos começaram no início do ano, com ensaios duas vezes por semana. “Trabalhamos um dia no período da manhã e outro à tarde. Todos têm se preparado com muito entusiasmo e expectativas altíssimas”, afirmou o professor de música Adail do Couto Diniz, responsável pela fanfarra.
O repertório será marcado por instrumentos como bumbo, surdo, repique, prato e lira. A novidade de 2025 é a participação de 15 colaboradores tocando lado a lado com 45 atendidos. “É uma oportunidade de integração, em que todos os setores da Apae estão envolvidos, dos técnicos aos administrativos”, disse Diniz.
Para a instituição, a presença no desfile tem um simbolismo que vai além da música. “Mais do que valorizar o espírito cívico, é um momento de união entre atendidos, colaboradores e a comunidade”, destacou o professor.
Na sexta-feira, 5, a Apae realizou a Marcha da Independência em sua sede, um ensaio aberto que serviu como preparação para a apresentação oficial.
O desfile cívico em celebração à Independência do Brasil terá início às 8h deste domingo, 7, nas proximidades da Prefeitura de Franca. A fanfarra da Apae será a oitava corporação a entrar na avenida.
Fale com o GCN/Sampi!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.