VISITA FREQUENTE

'1, 2, 3, 4, 5, 6, 7 cavalos'; animais invadem bairro de Franca

Por Hevertom Talles | da Redação
| Tempo de leitura: 2 min
WhatsApp/GCN
Cavalos soltos circulando livremente pelo bairro Esmeraldas
Cavalos soltos circulando livremente pelo bairro Esmeraldas

A presença de cavalos circulando livremente pelas ruas do Parque das Esmeraldas, na região Oeste de Franca, tem se tornado rotina para os moradores. Situações como essa são registradas com frequência no bairro.

No último dia 29 de agosto, mais um flagrante chamou a atenção. O cabelereiro e morador do bairro, Marcelo João Donzelli, registrou em vídeo um grupo de sete cavalos andando livremente pelas ruas. “De novo. Vamos contar: 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7 cavalos... Todo dia é a mesma história”, relatou.

Essa não foi a primeira vez que Marcelo flagrou a cena. Há cerca de três meses, ele já havia registrado outros 14 animais soltos na mesma rua em um vídeo hilário.

Segundo o morador, a situação é recorrente e, mesmo após suas denúncias, nenhuma providência foi tomada. Além do risco de acidentes de trânsito, os cavalos ainda reviram o lixo deixado para coleta, causando sujeira e transtornos. A região conta com área de pastos, o que pode abrigar esses animais soltos.

A Prefeitura de Franca foi procurada para comentar o assunto. Em nota, disse que o Canil Municipal recebe denúncias de animais de grande porte soltos em vias e áreas públicas através do telefone (16) 3703-9389 e pela Guarda Civil Municipal -  nos telefone: 153, (16) 3724-1033 e 3706-6515.

Segundo a Prefeitura, uma empresa terceirizada é a responsável pelo Serviço de Captura e Recolha de Animais. Após recolhido, o Canil aguarda o prazo de cinco dias úteis para que os proprietários retirem os animais, mediante o pagamento das diárias. Posteriormente, a ocorrência é encaminhada a Guarda Civil Municipal, onde é lavrado o auto de infração, além do pagamento das diárias do canil. O processo também é encaminhado ao Ministério Público.

A Prefeitura informou que todos os animais que chegam ao Canil Municipal passam por uma checagem para conferir se possuem chip. Se sim, é possível identificar o proprietário. Caso não possua, o animal recebe o chip de imediato. Neste ano, 85 animais já foram recolhidos.

"A responsabilidade pela guarda dos animais é dos proprietários", finalizou a nota.

Fale com o GCN/Sampi!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.

Comentários

1 Comentários

  • Nilton Antônio Gomes 05/09/2025
    Cadê a nobre vereadora que diz se preocupar com os animais, podia fazer um projeto em favor dos bichinhos ou ela se preocupa só com rodeio.