ENSINO SUPERIOR

Unesp abre vestibular 2026 nesta quinta; são 328 vagas em Franca

Por Leonardo de Oliveira | da Redação
| Tempo de leitura: 2 min
Reprodução/Unesp
Campus da Universidade Estadual Paulista em Franca
Campus da Universidade Estadual Paulista em Franca

A Unesp (Universidade Estadual Paulista) abrirá nesta quinta-feira, 4, as inscrições para o Vestibular 2026, que oferece 5.867 vagas em 136 cursos distribuídos em 24 cidades. Em Franca, são 328 vagas em quatro graduações: Direito, História, Relações Internacionais e Serviço Social.

Os candidatos devem se inscrever até 8 de outubro, pelo site da Fundação Vunesp, com taxa de R$ 210. Alunos do último ano da rede pública estadual paulista têm direito a redução de 75% e pagam R$ 52,50.

Vagas em Franca

No campus da Unesp em Franca, que fica no Jardim Antônio Petráglia, são quatro cursos de graduação:

  • Direito – manhã: 48 vagas/ noite: 48 vagas
  • História (bacharelado e licenciatura) – manhã: 40 / noite: 40
  • Relações Internacionais – vespertino: 40 / noturno: 40
  • Serviço Social – manhã: 32 / noite: 40

Como será o vestibular

As provas serão aplicadas em duas fases: a primeira em 2 de novembro, com 90 questões de conhecimentos gerais; e a segunda nos dias 7 e 8 de dezembro, com questões específicas e redação. O processo será realizado em 35 cidades, incluindo Franca, além de Brasília, Campo Grande, Curitiba e Uberlândia.

Desde 2020, a Unesp adota questões interdisciplinares em suas provas, e o Vestibular 2026 ampliará esse modelo. Ao todo, já foram aplicadas 108 questões nesse formato, com média de 18 por edição — cerca de 20% da prova da primeira fase.

Sistema de reserva de vagas

Metade das vagas é destinada ao Sistema de Reserva de Vagas para Educação Básica Pública. Dentro desse percentual, 35% são voltados a candidatos pretos, pardos ou indígenas. Para o Vestibular 2026, também estão incluídas 934 vagas do Provão Paulista, destinadas exclusivamente a alunos de escolas públicas.

A Unesp está presente em 24 cidades do Estado de São Paulo, com cerca de 50 mil estudantes entre graduação e pós-graduação. Fundada em 1976, a instituição é considerada uma das principais universidades da América Latina, oferecendo ensino público e gratuito, além de atividades de pesquisa, extensão, cursos pré-vestibulares e programas abertos à comunidade.

Fale com o GCN/Sampi!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.

Comentários

1 Comentários

  • Leandro 03/09/2025
    Ai moçada mais 328 vagas para militante de esquerda, daqui 4 anos sai filado ao PT ou PSOL