EXTRAORDINÁRIA

Revogação da lei do rodeio em Franca será votada nesta quinta

Por N. Fradique | da Redação
| Tempo de leitura: 2 min
Divulgação/Câmara de Franca
Zezinho Cabeleireiro propõe revogação de lei promulgada recentemente
Zezinho Cabeleireiro propõe revogação de lei promulgada recentemente

A Câmara Municipal de Franca anunciou sessão extraordinária para esta quinta-feira, 4, às 10h, para discutir a revogação da lei recém-aprovada que proíbe rodeios no município. A nova proposta apresentada é de autoria do vereador Zezinho Cabeleireiro (PSD).

O projeto busca derrubar a lei da vereadora Lindsay Cardoso (PP), promulgada em 5 de agosto, proibindo rodeios em Franca. Além disso, o texto barra também a atividade e festas similares, como vaquejadas e touradas.

O projeto de lei de autoria do vereador Zezinho Cabeleireiro foi protocolado na última sexta-feira, 30, e foi lido durante a sessão ordinária na manhã desta terça-feira, 2. O vereador embasou seu projeto em leis federais que regulamentam a atividade no Brasil. “Rodeio gera empregos, renda, turismo, movimenta a economia local e proporciona lazer às pessoas”, justifica o vereador.

Ao convocar a sessão extraordinária, o presidente da Câmara, Daniel Bassi (PSD), esclareceu que a sessão desta terça-feira, 2, é exclusiva para a discussão e votação do Orçamento da cidade para o exercício de 2026, previsto em R$ 1,7 bilhão.

“Esse projeto a gente não consegue votar hoje (terça) porque é uma pauta exclusiva das peças orçamentárias, Plano Plurianual e Leis Diretrizes Orçamentárias. Então, a Câmara Municipal está convocando uma sessão extraordinária para esta quinta-feira só para votar este projeto”.

O projeto que proíbe o rodeio foi aprovado por 10 votos a 4, e gerou muita polêmica. Votaram contra o projeto de Lindsay Cardoso: Zezinho Cabeleireiro, Carlinho Petrópolis Farmácia (PL), Donizete da Farmácia (MDB) e Kaká (Republicanos).

Votaram favor do projeto que proíbe rodeios em Franca: Walker Bombeiro da Libras (PL), Fransérgio Garcia (PL), Claudinei da Rocha (MDB), Marcelo Tidy (MDB), Andréa Silva (Republicanos), Marco Garcia (PP), Leandro O Patriota (PL), Marília Martins (PSOL), Gilson Pelizaro (PT) e Lindsay Cardoso (PP).

Para o projeto de Zezinho Cabeleireiro ser aprovado, quatro vereadores que votaram pela proibição do rodeio precisam mudar de ideia. A segunda opção é a mudança de voto de três parlamentares e, ficando a votação empatada, o presidente da Câmara votar pela revogação. Em ambos os cenários, nenhum vereador que foi contra o projeto de Lindsay pode mudar de opinião.

Fale com o GCN/Sampi!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.

Comentários

4 Comentários

  • Anonimo 02/09/2025
    Franca como sempre sendo Franca. Realmente Rodeio gera renda, lazer, diversão! Só aqui não pode ter nada disso. Cidadezinha parada que não vai pra frente. Essa Lindsay deveria se preocupar com coisas mais graves!!
  • Joel 02/09/2025
    Uma vergonha essa câmara de vereadores de franca assim como nossa política nacional. Aprovar algo em caráter de urgência sem se preocupar com o que a população de franca deseja. E agora como um bando de crianças tentar corrigir um erro. Espero que nas urnas o povo se lembre desses, que não deseja nada de bom para os francanos
  • José 02/09/2025
    Que seja revogado!!!!
  • Juliano 02/09/2025
    Se o problema é maus tratos basta colocou uma multa alta tipo 50 a 100 mil por animal maltratado e fiscalizar os animais antes e depois para ver se foram machucados.