MEGAOPERAÇÃO

Barretão 2025: 195 motoristas são autuados por beber e dirigir

Por Pedro Dartibale | da Redação
| Tempo de leitura: 1 min
Sampi/Franca
Divulgação/Agência SP
Barretos recebeu ações especiais do Detran-SP
Barretos recebeu ações especiais do Detran-SP

A megaoperação de fiscalização do Detran-SP durante a 70ª Festa do Peão de Barretos resultou em 195 motoristas autuados por infrações relacionadas a dirigir bêbado. O balanço final, divulgado após o encerramento do evento, mostra que mais de 11,2 mil condutores foram fiscalizados nas rodovias e principais rotas de acesso à festa.

As ações, realizadas em parceria com as polícias Militar e Rodoviária, buscaram coibir a perigosa combinação de álcool e direção. As ações mais que dobraram em relação a 2024: foram 126,8% a mais, passando de 4,3 mil abordagens educativas e 5,7 mil fiscalizações para 23 mil pessoas alcançadas em 2025.

Do total de autuações, a grande maioria (191) foi de motoristas que se recusaram a fazer o teste do bafômetro. Dois condutores foram flagrados dirigindo sob efeito de álcool e outros dois foram presos em flagrante por crime de trânsito, após tentarem fugir das blitze.

“Estamos preservando vidas. Esse é o objetivo que embasa todo o nosso trabalho”, afirma Ednéia Nascimento, superintendente do Detran-SP em Franca. “Quando tiramos um condutor embrigado das vias, estamos evitando um potencial sinistro que pode custar vidas – tanto a do próprio motorista quanto de famílias que cruzam com ele pelo caminho”.

Além da fiscalização, o Detran-SP promoveu uma ampla campanha educativa, “Escolha o Motorista da Vez e Evite o Xadrez”, que impactou mais de 11,5 mil pessoas em shoppings, bares e postos de combustíveis.

Fale com o GCN/Sampi!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.

Comentários

2 Comentários

  • Marcos 03/09/2025
    Festa tosca pra gnt com déficit cognitivo. Tortura animal, assédio, e muito álcool. Um antro...
  • Antonio Carlos 02/09/2025
    Proibir o álcool para esses que apreciam tortura de animais é como tomar o doce da criança. Ainda bem que deixaram pra fazer isso só no último dia do Barretão, senão a festa acabava antes de começar.