TRANSFORMANDO VIDAS

'Nada é impossível': projeto de saúde mental 'recicla' vidas

Por Pedro Dartibale | da Redação
| Tempo de leitura: 2 min
Sampi/Franca
Divulgação/Fundação Espírita Allan Kardec de Franca
Oficinas auxiliam na esperança para pessoas em tratamento na área da saúde mental
Oficinas auxiliam na esperança para pessoas em tratamento na área da saúde mental

Há sete anos, um projeto da Fundação Espírita Allan Kardec em Franca tem provado que é possível reciclar muito mais do que materiais: é possível reciclar vidas. As Oficinas Inspiração, em especial a de Reciclagem de Eletrônicos, transformam aparelhos quebrados em fonte de renda, dignidade e, acima de tudo, esperança para pessoas em tratamento na área da saúde mental.

A iniciativa, que hoje atende 50 "oficineiros", funciona como uma cooperativa social. Eletrônicos doados pela comunidade são desmontados, e as peças, vendidas. A renda é revertida em uma bolsa-auxílio que garante a independência dos participantes. O impacto dessa oportunidade é visível em histórias de superação.

Leidiane França Barroso, 37 anos, que enfrentou depressão profunda e esquizofrenia, encontrou na oficina um recomeço. Há dois anos no projeto, ela já montou a própria casa e, há três meses, conquistou a autonomia de morar sozinha. “Depois da oficina eu me encontrei! Tenho rotina, cuido da minha casinha, conquistei liberdade e voltei a sonhar. Quero estudar”, afirma.

Geovane Eurípedes dos Santos, 49, que antes vivia recluso, hoje pedala 10 km todos os dias para ir ao trabalho na oficina com a bicicleta que comprou com seu próprio dinheiro. “A oficina foi o maior presente que Deus me deu. Nunca pensei que fosse conseguir um emprego. Hoje eu ajudo em casa, tenho meu próprio dinheiro”, conta.

Para a coordenadora do projeto, Renata Vieitez, os resultados vão além do financeiro. “As pessoas aqui estão mais estáveis, diminuíram os surtos e internações, passaram a acreditar em si mesmas. É a prova de que dignidade e inclusão transformam vidas”, resume.

Como ajudar

A comunidade pode apoiar o projeto de duas formas principais:

  • Doando aparelhos eletrônicos sem uso ou quebrados.
  • Comprando as hortaliças orgânicas cultivadas na Oficina Agrícola do projeto.

As doações e compras podem ser feitas diretamente na sede da fundação, na rua José Marques Garcia, 675, no bairro Cidade Nova.

Fale com o GCN/Sampi!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.

Comentários

1 Comentários

  • ALEXANDRE SILVA 03/09/2025
    Que maravilha de projeto, que DEUS continue abençoando os provedores.