Há sete anos, um projeto da Fundação Espírita Allan Kardec em Franca tem provado que é possível reciclar muito mais do que materiais: é possível reciclar vidas. As Oficinas Inspiração, em especial a de Reciclagem de Eletrônicos, transformam aparelhos quebrados em fonte de renda, dignidade e, acima de tudo, esperança para pessoas em tratamento na área da saúde mental.
A iniciativa, que hoje atende 50 "oficineiros", funciona como uma cooperativa social. Eletrônicos doados pela comunidade são desmontados, e as peças, vendidas. A renda é revertida em uma bolsa-auxílio que garante a independência dos participantes. O impacto dessa oportunidade é visível em histórias de superação.
Leidiane França Barroso, 37 anos, que enfrentou depressão profunda e esquizofrenia, encontrou na oficina um recomeço. Há dois anos no projeto, ela já montou a própria casa e, há três meses, conquistou a autonomia de morar sozinha. “Depois da oficina eu me encontrei! Tenho rotina, cuido da minha casinha, conquistei liberdade e voltei a sonhar. Quero estudar”, afirma.
Geovane Eurípedes dos Santos, 49, que antes vivia recluso, hoje pedala 10 km todos os dias para ir ao trabalho na oficina com a bicicleta que comprou com seu próprio dinheiro. “A oficina foi o maior presente que Deus me deu. Nunca pensei que fosse conseguir um emprego. Hoje eu ajudo em casa, tenho meu próprio dinheiro”, conta.
Para a coordenadora do projeto, Renata Vieitez, os resultados vão além do financeiro. “As pessoas aqui estão mais estáveis, diminuíram os surtos e internações, passaram a acreditar em si mesmas. É a prova de que dignidade e inclusão transformam vidas”, resume.
Como ajudar
A comunidade pode apoiar o projeto de duas formas principais:
- Doando aparelhos eletrônicos sem uso ou quebrados.
- Comprando as hortaliças orgânicas cultivadas na Oficina Agrícola do projeto.
As doações e compras podem ser feitas diretamente na sede da fundação, na rua José Marques Garcia, 675, no bairro Cidade Nova.
Fale com o GCN/Sampi!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.
Comentários
1 Comentários
-
ALEXANDRE SILVA 03/09/2025Que maravilha de projeto, que DEUS continue abençoando os provedores.