A Câmara Municipal de Patrocínio Paulista aprovou na manhã desta segunda-feira, 1º, a cassação do mandato da vereadora Dandara Donizete Ferreira (MDB), até então presidente da Casa. A decisão foi tomada em sessão extraordinária que analisou seis acusações de infrações político-administrativas. Três delas obtiveram seis votos favoráveis, número equivalente a 2/3 do plenário, garantindo a perda do mandato.
A sessão estava marcada para as 9h, mas teve início apenas por volta das 10h30, após atraso causado pela ausência de Dandara, que teria apresentado um atestado médico. Os advogados da vereadora foram notificados e compareceram para acompanhar o julgamento. A reunião foi conduzida pela presidente interina da Câmara, Valéria Lopes (MDB).
Durante a sessão, os vereadores José Rubens Rocha (PL) e Luizinho da Lenha (PSD) se manifestaram sobre o processo, cada um com 15 minutos de fala. A vereadora Marli Amaral (Cidadania) também usou o espaço para se solidarizar com a colega. Ao fim da votação, Valéria Lopes proclamou o resultado e declarou oficialmente cassado o mandato de Dandara.
Condenação judicial antecedeu cassação
A decisão do Legislativo ocorre poucos dias após a vereadora ter sido condenada pela Justiça a 2 anos e 3 meses de detenção, pena substituída por prestação de serviços comunitários e pagamento de indenizações. A sentença apontou que Dandara cometeu três episódios de desacato a servidores públicos e abuso de autoridade em diferentes eventos municipais, como a Chegada do Papai Noel em 2022, o aniversário da cidade em 2023 e a Festa do Trabalhador em 2024.
Entre os servidores ofendidos estão Flávia Rocha Freitas, Marília Alves dos Santos, Edilson de Castro Martins e Hilgner de Almeida Silveira. Segundo a acusação, a parlamentar usava o cargo para obter vantagens em eventos públicos e, ao ser contrariada, proferia ofensas contra os trabalhadores municipais.
Próximos passos
Tanto a decisão legislativa quanto a condenação criminal ainda podem ser contestadas. A defesa da ex-vereadora, representada pelo advogado José Sérgio Saraiva, já adiantou que pretende recorrer da sentença judicial, afirmando que o recurso permitirá a revisão completa dos fatos e provas apresentados no processo.
Fale com o GCN/Sampi!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.
Comentários
3 Comentários
-
Augusto 01/09/2025Um Absurdo, a Dandara sempre defendeu a População !! -
Ordans 01/09/2025Está deve ter pego a síndrome de Érica Hilton. -
ADILSON 01/09/2025E os desacatos desses vereadores com desleixo com a sociedade