A professora Priscila Fabiana Rodrigues Terencio, da Escola Estadual Ângelo Scarabucci, em Franca, está entre os nove finalistas do Prêmio Educador Nota 10, considerado o mais importante da educação básica no Brasil. O anúncio dos vencedores acontecerá no dia 28 de outubro, em cerimônia na Pinacoteca, em São Paulo.
A premiação chegou à sua 27ª edição com recorde histórico de mais de 4 mil projetos inscritos, um crescimento de 45% em relação ao ano passado. Criado pelo Instituto Somos, braço social da Somos Educação, o prêmio valoriza práticas pedagógicas transformadoras que impactam diretamente a escola e a comunidade, alinhadas aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU (Organização das Nações Unidas).
O projeto desenvolvido por Priscila, chamado “Chegadas e partidas: Histórias que se conectam”, resgatou memórias da escola e do bairro, com alunos e professores produzindo conteúdos midiáticos e até um documentário. A proposta valorizou a cultura local, ajudou a combater estigmas sociais e reforçou a escola como espaço de criação, acolhimento e transformação social.
“É estimulante ver iniciativas que saem dos muros da escola e alcançam a comunidade como um todo. Isso mostra a força e o protagonismo de quem está na linha de frente e reforça o papel do prêmio ao dar visibilidade a esses educadores”, destacou o presidente do Instituto Somos, Guilherme Mélega.
Como nasceu a ideia?
O projeto nasceu de forma natural, segundo Priscila, que é professora há 20 anos. Ao longo desse período, ela aprendeu a reconhecer as peculiaridades de cada aluno e destaca que a conquista não é só dela. “Percebemos uma comunidade muito mais engajada na escola. O ambiente deixou de ser apenas um lugar para cumprir horário. Antes, a escola tinha até uma reputação complicada; cenas de violência aconteciam nas ruas próximas. Conseguimos mostrar que a escola pode unir a comunidade e transformá-la de dentro para fora”, explicou.
Para a produção dos vídeos exigidos na inscrição do prêmio, entrou em cena a videomaker Bianca Silva.
O marido de Priscila a encontrou pelo Facebook Marketplace e sugeriu que ela conhecesse o projeto. Bianca se encantou pela força social da iniciativa e aceitou ajudar imediatamente. “É muito gratificante trabalhar em algo que realmente impacta a comunidade. Quando Priscila me explicou a proposta, aceitei na hora e começamos a produzir os vídeos”, contou Bianca.
Agora, além da emoção de ser finalista, Priscila espera que o projeto da Escola Estadual Ângelo Scarabucci inspire outros educadores e moradores a se engajarem na escola. “O poder que temos como educadores é enorme e pode transformar a vida de muitos alunos. Ver que eles gostam de estar na escola, interagir e participar é também uma forma de mudar o bairro. Espero que agora a percepção mude e que outras pessoas se motivem a fazer o mesmo”.
Prêmio Educador Nota 10
Ao longo de sua história, o Prêmio Educador Nota 10 já recebeu mais de 86 mil projetos e reconheceu 279 educadores, premiando-os com cerca de R$ 3 milhões no total. Desde 2018, é a única premiação brasileira associada ao Global Teacher Prize, realizado pela Varkey Foundation, considerado o “Nobel da Educação”.
Fale com o GCN/Sampi!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.
Comentários
1 Comentários
-
Pacato Cidadão 01/09/2025Está aí um projeto que respeita a história da escola e da cidade em seus períodos diferentes. Em cada bairro há pessoas \"desconhecidas\" ou populares por algum motivo que têm como colaborar, relembrar e valorizar o contexto do próprio bairro. Parabens pelo excelente trabalho e isso deveria ser algo pedagógico para TODAS escolas publicas de Franca SP.