Após a promulgação da lei proibindo rodeios em Franca, o vereador Zezinho Cabeleireiro (PSD) garantiu que vai protocolar um novo projeto revogando a lei de autoria da vereadora Lindsay Cardoso (PP), aprovada em 5 de agosto deste ano.
A aprovação do projeto gerou muita polêmica na cidade, e como o prefeito Alexandre Ferreira (MDB) não sancionou e nem vetou a proposta, o presidente do Legislativo, Daniel Bassi (PSD) promulgou a lei nesta quarta-feira, 27, que agora está em vigor no município.
No entanto, Zezinho Cabeleireiro pretende protocolar o projeto ainda nesta sexta-feira, 29, ou no mais tardar na segunda-feira, 1º, para entrar na próxima pauta de discussão do Legislativo. O parlamentar não descarta a possibilidade da realização de uma sessão extraordinária na quinta-feira, 4, para tratar do assunto. “Através de Lei Federal, a gente vai embasar nossa proposta para alterar essa lei e decidimos revogar esse projeto que foi aprovado”, adiantou o vereador com exclusividade ao GCN/Sampi, na noite desta quinta-feira, 28.

A sessão ordinária da próxima terça-feira, 2, será exclusiva para a discussão e votação do Orçamento da Prefeitura. Por conta disso, a Câmara poderá marcar uma sessão extraordinária para a quinta-feira, 4, para tratar do assunto rodeio, já que um evento dessa natureza, o Franca Rodeo Music, está programado para ser realizado na cidade entre 25 a 27 de setembro.
O projeto de lei que proíbe eventos como rodeios, touradas, vaquejadas e farras do boi no município, justificando que essas práticas causam dor e sofrimento aos animais, de autoria de Lindsay Cardoso, foi aprovado por 10 votos favoráveis e 4 contrários. Zezinho Cabeleireiro foi um dos que votaram contra o projeto da colega, juntamente com Carlinho Petrópolis Farmácia (PL), Donizete da Farmácia (MDB) e Kaká (Republicanos).
Segundo apurado, vários vereadores que votaram a favor da proibição, recentemente, devem mudar de ideia. “Tem uma lei federal que é acima de todas as leis. O rodeio oferece empregos, turismo, movimenta a economia e gera renda. Quantas pessoas saem de Franca e vão para Barretos? Nós podemos ter esse tipo de festa aqui em Franca. A gente está embasado nessa lei federal para dar essa lei aprovada em Franca”, acrescentou Zezinho.
Os vereadores que votaram a favor do projeto que proíbe rodeios em Franca foram: Walker Bombeiro da Libras (PL), Fransérgio Garcia (PL), Claudinei da Rocha (MDB), Marcelo Tidy (MDB), Andréa Silva (Republicanos), Marco Garcia (PP), Leandro O Patriota (PL), Marília Martins (PSOL), Gilson Pelizaro (PT) e Lindsay Cardoso (PP). Vale lembrar que o presidente da Câmara, Daniel Bassi, não precisou votar.
Fale com o GCN/Sampi!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.
Comentários
3 Comentários
-
Edmilson Sanches 29/08/2025Gente em pleno seculo 21 defendendo rodeios. Daqui uns dias vão pedir a revogação da Lei Aurea, pedir que mulheres voltem a ser proibidas de dirigir e votar....povinho retrógrado. -
José 29/08/2025Parabéns! Essa lei proibindo rodeio é uma vergonha! Todas as cidades da região possuem rodeios, o comércio ganha, os hotéis e pousadas ganham, os ambulantes ganham é ótimo para o turismo, lazer para o dinheiro circular na nossa cidade. Já não temos deputados estaduais suficientes (apenas 2) e nenhum deputado federal há anos!! Agora a vereadora Lindsay quer reforça o caráter de feudo da cidade!!! uma vergonha. cidade menores que franca possuem orçamento bem mais maiores. Vai fazer política pública como??? Agora aumentar o próprio salário numa cidade de renda média menor que 2 salários mínimos e vale-alimentação de 2 mil reais que nem os servidores da prefeitura possuem. VERGONHA!!!! -
ecr 29/08/2025Sou a favor do rodeio. Os Animais não são mau tratados. Atualmente eles são bem cuidados, tratados. Temos muito mais assuntos que os vereadores deveriam se Unir em prol da sociedade do quê ficar votando, criando leis desnecessárias e inúteis para a Cidade, Sociedade.