Foi identificado o idoso de 76 anos morto esmagado por um elevador no Lar de Ofélia, no Jardim Planalto, em Franca, na noite desta quinta-feira, 28. De acordo com a instituição, a vítima foi Odair de Araújo.
Odair teria sido esmagado por um elevador de serviço. O equipamento estaria no andar de cima e a porta do térreo não teria fechado, o que possibilitou o acesso da vítima ao vão da estrutura.
O responsável pelo lar, Clóvis Barbosa, lamentou a tragédia e explicou que aguarda a apuração técnica. "Infelizmente, aconteceu um acidente. Estamos aguardando a perícia e não estamos fugindo da responsabilidade."
"A vítima estava sob nossos cuidados e veio a óbito em razão de um esmagamento causado por um elevador hidráulico. Esse tipo de elevador não cai; ele foi acionado lentamente, o que provocou o prensamento", completou.
Um técnico foi acionado para verificar se houve falha no equipamento. Segundo Clóvis, no entanto, não foi o caso, uma vez que o elevador funcionou normalmente após o acidente.
“O técnico comprovou que não houve falha mecânica. Acreditamos que houve acionamento, porque o sistema é sincronizado: uma porta não abre se a outra estiver aberta. Como ele estava embaixo do elevador, precisamos verificar quem teve contato com o equipamento”, relatou.
Ele ainda adiantou que o lar deve reforçar as medidas de segurança. “Vamos analisar as imagens das câmeras para colaborar com a investigação. Também estudamos medidas adicionais de proteção, como o uso de senha para acesso, para reduzir ao máximo o risco de novos incidentes. Nosso interesse é garantir a segurança dos moradores”, concluiu.
A Polícia Militar esteve no local e a Polícia Civil acionou a perícia para investigar as circunstâncias da morte.
Fale com o GCN/Sampi!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.