O prefeito Alexandre Ferreira (MDB) tinha até essa terça-feira, 26, para sancionar ou vetar o projeto de lei que proíbe rodeios em Franca, mas não se manifestou. Com isso, o projeto voltou à Câmara Municipal e foi promulgado pelo presidente da Casa, Daniel Bassi (PSD), tornando-se, assim, lei.
A proposta, de autoria da vereadora Lindsay Cardoso (PP), defensora da causa animal, proíbe rodeios, touradas, vaquejadas, farras do boi e eventos semelhantes, argumentando que essas práticas causam sofrimento aos animais.
De acordo com a Coordenadoria Legislativa da Câmara, o texto foi promulgado por Bassi nesta quarta-feira, 27, e será publicado na edição do Diário Oficial do Município desta quinta-feira, 28.
Nas edições do Diário Oficial desta terça-feira e quarta-feira não houve nenhuma manifestação do prefeito sobre o projeto, o que significa que ele não se posicionou dentro do prazo estipulado pelo artigo 57 da Lei Orgânica do Município.
Sem o posicionamento de Alexandre Ferreira, o projeto foi automaticamente validado e se tornou lei. O prefeito poderia sancionar, vetar ou vetar parcialmente o projeto, mas optou por não se envolver na questão.
A Prefeitura de Franca foi procurada para comentar sobre o posicionamento do prefeito, mas não respondeu até o fechamento desta matéria.
Votação
A proposta foi aprovada em regime de urgência na Câmara Municipal de Franca, sem a realização de uma audiência pública para ouvir a população. No total, dez vereadores votaram a favor e quatro contra. Após a repercussão negativa, alguns parlamentares admitiram que votaram sob pressão e reconheceram que o tema deveria ter sido mais debatido, mas a aprovação já estava feita. Veja como votaram os vereadores:
A favor do projeto que proíbe rodeios: Andrea Silva (Republicanos), Claudinei da Rocha (MDB), Fransérgio Garcia (PL), Gilson Pelizaro (PT), Leandro O Patriota (PL), Lindsay Cardoso (PP), Marcelo Tidy (MDB), Marco Garcia (PP), Marília Martins (PSOL) e Walker Bombeiro das Libras (PL).
Contra o projeto que proíbe rodeios: Carlinho Petrópolis (PL), Donizete da Farmácia (MDB), Kaká (Republicanos) e Zezinho Cabeleireiro (PSD).
O presidente da Câmara vota apenas em caso de empate; por essa razão, Daniel Bassi não votou.
Rodeio marcado em setembro
Logo após a aprovação da lei na Câmara, a organização do Franca Rodeo Music divulgou uma nota garantindo a realização do evento em setembro, com rodeios e grandes atrações musicais.
Em comunicado anterior, assinado por Matheus Calil, da empresa Viola Show, foi informado que o evento está amparado por legislações federais — as Leis 10.519/2002 e 13.873/2019 — que regulamentam os rodeios e reconhecem essa prática como manifestação cultural brasileira.
“O evento está sendo carinhosamente preparado para fazer história, gerar empregos, fomentar a economia e valorizar o rodeio e a cultura sertaneja do nosso povo”, disse Calil.
Fale com o GCN/Sampi!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.
Comentários
6 Comentários
-
APARECIDO DONIZETE NUNES 28/08/2025LEMBRO O CASO DA EMPRESA SÃO JOSE NO GOVERNO GILSON DE SOUZA. -
. 28/08/2025Parabéns a todos os vereadores envolvidos neste belíssimo projeto. Essa palhaçada de usar animais para diversão tem que ter fim. Aiwnnnn mas eles não sofrem maus tratos, é manifestação cultural. Quem vier com esse solilóquio faça o seguinte: coloquem uma sela no lombo e alguém nas suas costas, saiam no sol quente e boa sorte. -
Marcio Brandieri 28/08/2025Isso é uma vergonha, os animais são mais bem tratados que as pessoas, isso por nao conhecer as regras, deveriam assistirem Barretos, para verem com são tratados.... como tem vários médicos veterinários juntos e comissão de maus tratos... eles fazem um espetáculo, um show. Mas Franca é fim de linha mesmo, o povinho. -
Nilton Antônio Gomes 27/08/2025Lembraremos desses vereadores que votaram a favor da proibição na próxima eleição. -
José Carlos 27/08/2025Brincadeira, deixa o rodeio a festa é pra todos ,não então não interfere -
Junior 27/08/2025Já era de se esperar, esse prefeito ele nunca gostou de festa, basta lembrar de 2013 e 2014 quando não teve Expoagro, e agora com essas bagunças de licitação todo ano, que fez que esse ano também não tivesse, carnaval também não tem mais, então é natural que ele não ia dar bola. Agora essa vereadora, essa mulher passou 4 anos só falando de cachorro, foi uma dos 13 vereadores que votaram a favor de aumento de 80% no salario, e o povo vai lá e reelege essa mulher, Franca só atraso!