A cidade de Guará foi a grande vencedora da 16ª edição da Gima (Gincana Intermunicipal do Meio Ambiente), consolidada como a maior feira cultural e educacional da Alta Mogiana. O anúncio encerrou um sábado repleto de atividades, emoção e cooperação no Espaço Rural do Caetitu, localizado entre Ribeirão Corrente e Cristais Paulista. Em segundo lugar ficou o município de Cristais Paulista. O evento, que neste ano teve como tema "Viva o Cooperativismo – Cooperação e Sustentabilidade na Alta Mogiana", somando todos os dias de feira, a Gima reuniu mais de 4 mil crianças de oito cidades competidoras: Batatais, Cristais Paulista, Guará, Itirapuã, Orlândia, Patrocínio Paulista, Pedregulho e Restinga.
O dia final da gincana foi marcado por uma programação diversificada que começou cedo com a chegada das delegações. A abertura oficial contou com uma apresentação do Tiro de Guerra, discursos e gritos de guerra de cada cidade, que deram início às provas de campo, onde os estudantes competiram em atividades pedagógicas, esportivas e artísticas. Um dos momentos de destaque foi o Simpósio de Prefeitos e Prefeitos mirins, reforçando o foco do evento em cidadania e protagonismo infantojuvenil. O evento contou com a presença dos prefeitos das cidades participantes, além de figuras da câmara municipal de Franca, como o presidente Daniel Bassi (PSD) e o vereador Marcelo Tidy (MDB), que prestigiaram as atividades.
A grande novidade cultural deste ano foi a apresentação da Orquestra Sinfônica de Franca, sob a regência do maestro Nazir Bittar, que promoveu uma fusão inédita entre a música clássica e a sertaneja. O espetáculo contou com a participação de um coral infantil orientado pela professora Camila Bastianini e a utilização de instrumentos confeccionados com materiais recicláveis, produzidos pelos próprios alunos durante as oficinas preparatórias.
Além da competição principal, o encerramento celebrou diversas conquistas. Foram sorteadas dezenas de bicicletas entre os estudantes das cidades participantes e premiados os vencedores do concurso de fotografias bordadas. Professores e voluntários também foram homenageados durante a cerimônia de encerramento, que culminou com a entrega de troféus à cidade campeã, Guará. A transmissão ao vivo pelo YouTube e a estreia do GIMACAST, o novo podcast da feira, ampliaram o alcance do evento.
Uma trajetória de crescimento e impacto
Criada em 2008 pela empresária Flávia Lancha e pela educadora Lucileida Mara de Castro, a Gima começou como uma iniciativa da Labareda Agropecuária para integrar crianças das zonas rural e urbana. Em sua primeira edição, contou com apenas 160 alunos de Cristais Paulista e Ribeirão Corrente. Hoje, o projeto, organizado pela Apeam(Associação para Educação Ambiental da Alta Mogiana) desde 2018, envolve milhares de estudantes. "Ver a Gima crescer é a certeza de que vale a pena investir em educação com propósito. A Gima é a prova viva de que, quando cooperamos, transformamos”, afirmou a cofundadora Flávia Lancha, que também confirmou que muitas cidades além das participantes já manifestaram interesse em participar da próxima edição.
A edição de 2025 envolveu diretamente as redes municipais das oito cidades competidoras. Nos meses que antecederam a feira, os alunos participaram de diversas ações com foco em cooperação e sustentabilidade, como a arrecadação de óleo de cozinha usado, lixo eletrônico, entrevistas com idosos e o cálculo da pegada de carbono das escolas, com plantio compensatório de árvores.
Fale com o GCN/Sampi!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.
Comentários
2 Comentários
-
Ju umile 24/08/2025De verdade sou por dentro de tudo do Aglomerado urbano de Franca ou AUF para abreviar, mas nunca, nunca, nunca mesmo, nunca nem ouvi falar desse acontecimento. Lamentável, talvez pudesse ser uma coisa que a população tivesse acesso! -
SERGIO DA SILVA COSTA 23/08/2025Que evento bacana !!! Parabéns aos idealizadores e organizadores...