TRANSPORTE PÚBLICO

Bauru terá 37 ônibus novos movidos a biodiesel em circulação

da Redação
| Tempo de leitura: 1 min
JC Imagens
Segundo a Transurb, com a renovação, a idade média da frota da concessionária é de 1,7 anos
Segundo a Transurb, com a renovação, a idade média da frota da concessionária é de 1,7 anos

Bauru terá 37 ônibus zero quilômetro para renovação da frota de transporte público. A empresa Grande Bauru Transporte Coletivo já recebeu 22 veículos, que estão sendo equipados com validadores de bilhetagem, quatro câmeras cada e sistema de telemetria - que torna a rodagem mais eficiente e segura - e começa a colocá-los em circulação.

Os demais chegam nos próximos dias, devendo estar todos nas ruas até 15 de setembro, juntamente com três vans zero quilômetros destinadas ao transporte porta-a-porta para pessoas com deficiências severas. Os ônibus, com motor Mercedes Benz e carroceria Caio, têm sistema Euro-6  - tecnologia que minimiza emissão de poluentes, e são movidos a biodiesel.

O Euro?6 é tendência no Brasil — impulsionado por legislação ambiental, programas governamentais e investimentos das prefeituras para reduzir poluição. Tanto que o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) financiou 2?.782 ônibus Euro?6 país afora.

Desde 1 de janeiro de 2023, entrou em vigor o Proconve P8, programa federal que obriga fabricantes a produzirem ônibus e caminhões com tecnologia de controle de emissões equivalente ao padrão europeu Euro 6. Essa exigência está prevista em resoluções do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) e é fiscalizada pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama).

O Proconve P8 determina limites máximos para emissão de gases como óxidos de nitrogênio (NOx), hidrocarbonetos e material particulado, que são nocivos à saúde e ao meio ambiente. Frotas municipais que renovam veículos com verba pública também devem atender à norma.

A importância dos ônibus com sistema Euro?6 vai além da modernização: eles representam um avanço concreto na qualidade do ar, na saúde coletiva e na eficiência ambiental do transporte público.

Segundo informa a Transurb, a renovação 2025 da Grande Bauru coloca a idade média da frota da concessionária em 1,7 anos.

Fale com o GCN/Sampi!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.

Comentários

Comentários