AGORA

Incidente em complexo da Basf em Guaratinguetá causa susto

Por Leandro Vaz | Guaratinguetá
| Tempo de leitura: 1 min
Da redação
Reprodução
Fumaça saindo da Basf
Fumaça saindo da Basf

Moradores de Guaratinguetá relataram forte estrondo e presença de fumaça na noite desta sexta-feira (8) nas proximidades do complexo químico da Basf. De acordo com informações iniciais repassadas por diretores do Sindicato dos Químicos, o incidente pode ter sido causado pelo rompimento de uma válvula de segurança da planta Estiropec, provocado por alta pressão do produto. As circunstâncias ainda serão investigadas.

Clique aqui para fazer parte da comunidade de OVALE no WhatsApp e receber notícias em primeira mão. E clique aqui para participar também do canal de OVALE no WhatsApp

O problema teria resultado na liberação de substância na atmosfera. Equipes do Corpo de Bombeiros Militar de Guaratinguetá e brigadistas da própria unidade foram acionados e permanecem no local. Segundo o subtenente Mateus, está sendo feita uma ronda para verificar possíveis impactos na área externa, mas a situação estaria sob controle.

Em nota, a empresa disse que "identificou, durante um de seus processos produtivos, a necessidade de expulsar o conteúdo de um reator para garantir a segurança operacional. Não houve qualquer explosão: o som ouvido na vizinhança foi resultado do acionamento de um dispositivo de segurança. Durante o procedimento, houve liberação de vapor de água e produto com odor característico, porém sem qualquer risco à saúde. A situação foi prontamente controlada e não representa qualquer dano às pessoas ou ao meio ambiente", disse.

Fale com o GCN/Sampi!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.

Comentários

Comentários