
O empresário e radialista Alexandre Donizete de Oliveira Campos, de 58 anos, está há mais de um ano tentando resolver um problema com uma árvore localizada em frente à sua residência, na rua Jéferson de Carvalho, no bairro City Petrópolis, na região Norte de Franca. Segundo ele, apesar de pedidos registrados junto à Prefeitura de Franca, a poda nunca foi realizada de forma adequada.
De acordo com ele, a árvore está muito alta e tem causado transtornos, como acúmulo de folhas nas calçadas e entupimento de calhas das casas. Embora os galhos não estejam obstruindo a passagem de pedestres ou veículos, ele alerta para o risco de acidentes em caso de tempestade. “A árvore é muito grande e, se cair, pode atingir tanto as casas quanto a rua. O perigo é claro, especialmente em dias de chuva e vento forte", afirmou.
O caso foi registrado no sistema Fala.BR. Em resposta datada de 26 de fevereiro de 2025, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente informou que a empresa contratada pela Prefeitura, ESSE Ambiental Franca SPE LTDA, foi acionada para realizar a poda no local.
Ainda segundo o morador, na manhã desta quarta-feira, 17, a empresa esteve no local para executar o serviço. No entanto, o trabalho foi mal feito, e o problema permanece. “Vieram aqui de manhã, mas a situação continua a mesma”, disse.
Além da árvore, ele denuncia o abandono de uma mata ciliar em frente à sua casa. Alexandre afirma que o local não recebe manutenção da prefeitura e acumula sujeira, com proliferação de animais peçonhentos. “O local sempre está sujo. Ontem (quarta-feira) mesmo encontrei um escorpião em casa. Além disso, também aparecem cobras na rua e sapos dentro das casas”, relatou.
Prefeitura de Franca
Em nota, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente informou que realiza periodicamente a poda de árvores por toda a cidade, atendendo a uma programação de serviços. A pasta completou que será realizada uma vistoria no local para a adoção das providências necessárias.
Fale com o GCN/Sampi!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.