CUIDADOS

Vistoria na ponte de Rifaina aponta danos e ferragens expostas

Por N. Fradique | da Redação
| Tempo de leitura: 1 min
Sampi/Franca
Kelven Melo/EPTV Franca
Engenheiros e representantes do MPF, do Estado e dos municípios durante vistoria na ponte de Rifaina
Engenheiros e representantes do MPF, do Estado e dos municípios durante vistoria na ponte de Rifaina

A ponte que liga Rifaina (SP) a Sacramento (MG) passou por uma vistoria na tarde desta quarta-feira, 9, como parte de uma ação do MPF (Ministério Público Federal). A travessia sobre o Rio Grande é alvo de denúncias de má conservação, como rachaduras e erosão no encabeçamento de ambos os lados.

O trabalho de vistoria foi acompanhado por representantes do Ministério Público Federal, do DER (Departamento de Estradas de Rodagem) dos dois Estados, engenheiros das prefeituras de ambos os municípios e por técnicos da usina.

Os peritos detectaram um pilar da ponte com um buraco e ferragens expostas. Outra etapa da vistoria será realizada por mergulhadores, para analisar a parte submersa das pilastras. O laudo completo da vistoria será encaminhado ao MPF. A travessia não foi interditada.

O Ministério Público também quer saber quem é o responsável pela manutenção da ponte: o Estado, a União ou a empresa que opera a Usina Hidrelétrica de Jaguara, a Engie Brasil Energia.

Para a realização da vistoria técnica, foi necessário baixar o nível do reservatório da Usina Hidrelétrica de Jaguara em cerca de 1,50 metro. O rebaixamento gradual da represa teve início na sexta-feira, 4, com uma redução de aproximadamente 10 centímetros por dia. A operação foi conduzida pela Engie.

A ponte foi construída pela Cemig (Companhia Energética de Minas Gerais) em 1968.

Fale com o GCN/Sampi!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.

Comentários

3 Comentários

  • Luis henrique 10/04/2025
    Estao esperando ela cair pra tomar providencia.
  • Darsio 10/04/2025
    A ponte foi construída por uma estatal mineira e liga duas rodovias estaduais e, a responsabilidade é da União? Ei Tarcísio e Zema! Trabalhem seus ociosos!!! Aliás, o Governo Federal banca e os créditos ficam com esses governadores canalhas?
  • Flávio 10/04/2025
    Quando inauguraram essa ponte apareceram governadores, prefeitos, deputados, vereadores, bispos e todos os tipos das chamadas autoridades constituídas, teve banda, cantaram o hino nacional, soltaram fogos, teve discursos, o padre benzeu, não faltou nada nem ninguém. Agora vamos ver quem vai assumir de cuidar do filho feio antes que caia. Quem vai pagar, e muito caro, nós já sabemos, falta saber em que mãos essa barata quente vai ser descascada. E por falar em ponte, aquela da rodovia que vai pra Anhanguera até ontem ninguém dá notícia de quando será consertada, outro filho feio de mãe pobre que fica todo mundo empurrando para o outro cuidar, né?. Vai veno...vai veno....