
Ingredientes
- 2 abacates maduros
- 1 cebola roxa média
- 2 tomates maduros e firmes
- Um terço de maço de coentro
- 1 pimenta dedo-de-moça cortada
- 2 limões taiti
- 1 colher (sopa) de azeite
- Sal a gosto
- Pimenta-do-reino a gosto
O guacamole é iguaria de origem mexicana, comum nos restaurantes típicos e já bem acolhido por muitos brasileiros como acompanhamento para diferentes momentos. É fácil de preparar e os ingredientes, poucos, são encontrados a preços baixos em qualquer varejão.
Segundo historiadores, a iguaria é herança dos astecas. Esses nativos a preparavam seguindo a crença de que o abacate, por sua semelhança com os órgãos sexuais masculinos, seria afrodisíaco e lhes traria força. Eles não sabiam disso no século XVI, mas no XX descobriu-se que o fruto é excelente fonte de energia, além de rico em vitaminas C, E e K. No Brasil a fruta era, até pouco tempo atrás, mais utilizada em preparações doces, como sobremesas, frapês e vitaminas. Hoje, não mais. Receitas salgadas que o têm como protagonista estão cada vez mais se tornando usuais.
Um bom guacamole depende principalmente de um bom abacate, que precisa estar maduro mas no ponto, macio e verdinho, sem manchas na polpa. Deve ser fácil de esmagar e ter consistência cremosa. Existem diversas variedades e qualquer uma delas vai bem no preparo da receita. Mas o tipo mais nobre é o ‘haas’, conhecido no Brasil como avocado. Ele possui mais gordura e menos água que os abacates tropicais e por isso deixa o sabor da pasta mais encorpado. É um pouco mais caro, mas vale muito a pena. Quer preparar seu guacamole? Vamos lá.
Em uma tigela grande, retire a polpa dos abacates e esmague de forma rústica, com o auxílio de um garfo. Deixe alguns pedacinhos da fruta em meio à polpa. Adicione o suco dos limões e misture para o abacate não escurecer. Pique a cebola roxa em cubinhos. Lave os tomates, retire as sementes e pique também em cubinhos. Na sequência, corte a pimenta dedo-de-moça, descarte as sementes, pique miudinho. Agregue tudo à mistura. Rasgue grosseiramente as folhas de coentro e adicione também ao guacamole. Tempere com azeite, sal, pimenta-do-reino moída na hora. Mexa com delicadeza até que todos os ingredientes estejam bem incorporados. Teste o sal. Está pronto para servir com tortilhas, torradinhas, pão pita. Como entrada, salada ou acompanhamento para peixe frito.
Sonia Machiavelli é professora, jornalista, escritora; membro da Academia Francana de Letras.
Fale com o GCN/Sampi!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.