EM FRANCA

Polícia Ambiental resgata 25 aves silvestres em cativeiro

Por | da Redação
| Tempo de leitura: 1 min
Sampi/Franca
Reprodução
Policiais durante resgate de aves silvestres em Franca
Policiais durante resgate de aves silvestres em Franca

A Polícia Militar Ambiental apreendeu 25 aves da fauna silvestre brasileira que eram mantidas ilegalmente em cativeiro em uma casa no bairro Jardim Luiza II, na região Norte de Franca. O responsável foi autuado em R$ 12,5 mil por crime ambiental. O caso ocorreu no dia 26 de janeiro, mas foi divulgado nesta sexta-feira, 31.

De acordo com a corporação, a equipe formada pelos cabos Fachini e Oliveira se dirigiu ao local após receber uma denúncia sobre a criação irregular de pássaros silvestres.

Os agentes encontraram 24 canários-da-terra (Sicalis flaveola) e um coleirinha-papa-capim (Sporophila caerulescens) presos em gaiolas de arame e madeira. Nenhuma das aves possuía anilhas de identificação.

A polícia verificou que as espécies não constam na lista de animais ameaçados de extinção em São Paulo. Apesar disso, manter pássaros silvestres sem autorização configura crime ambiental. A infração foi enquadrada no artigo 25 da Resolução SIMA 005/21, resultando na aplicação da multa.

As aves foram devolvidas à natureza e as gaiolas destruídas, conforme legislação.

O caso também foi registrado na CPJ (Central de Polícia Judiciária) de Franca. O homem autuado deverá ser ouvido na sede da corporação.

Fale com o GCN/Sampi!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.

Comentários

Comentários