Moradores próximos a um ponto de descarte irregular de lixo, localizado em uma área no Jardim Aeroporto III, zona Sul de Franca, sofrem com muita sujeira, mau cheiro, risco de doença e com a presença de urubus.
O "lixão" fica na rua Joaquim de Paula Marques, esquina com Renato Lourenço Fernandes Rosa, e recebe todo tipo de descarte, inclusive animais mortos. Vizinhos próximos já reclamaram nos órgãos públicos e até recorreram a vereadores em busca de uma solução.
“A situação está difícil. São jogados todo tipo de entulho, cachorros mortos, móveis velhos, sofás, garrafas de todo tipo, inclusive de vidro, gerando perigo de pessoas se machucarem”, disse o segurança Mário Daniel, 48 anos, que mora próximo.
O morador relata a preocupação dos vizinhos em contrair doenças, além de conviverem com o mau cheiro dia e noite. “Sempre aparecem ratos, insetos e urubus que ficam no local por causa de animais mortos. Todo mundo ali em volta correm risco de contrair doença ou se contaminar de alguma forma”, concluiu o munícipe.
Prefeitura se posiciona
A Prefeitura informou que trata-se de uma área particular e que a Vigilância Sanitária fará a identificação do proprietário para que providencie a limpeza da área. Ressalta ainda que "é essencial o apoio da população para o descarte correto de lixo, materiais e também realizando denúncias de pessoas que cometem esta prática, considerada crime ambiental", o que deve ser feito por meio dos telefones (16) 3711-9440, para a Guarda Civil pelos telefones 153 e 3724-1033, além do aplicativo Ecofranca, informando placas de veículos ou por meio de fotos.
Matéria atualizada às 17h47
Fale com o GCN/Sampi!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.