A situação das queimadas em todo o Estado de São Paulo e, principalmente, na região de Franca, é muito crítica, de acordo com a deputada estadual Delegada Graciela (PL). Em um vídeo enviado à imprensa, a política diz que tem articulado conversas com a Defesa Civil estadual e que novas iniciativas, incluindo o envio de mais aeronaves, devem ser tomadas pelo Governo paulista para remediar os estragos causados pelo fogo.
“Eu conversei com o major Vagner Martins, diretor da Divisão de Gestão de Risco da Defesa Civil, e pedi a ele que priorize ações para combater os focos de incêndio que ocorrem em Pedregulho, Buritizal e Itirapuã. Ele foi atencioso, concordou com a gravidade e disse que o Estado vai realizar a intensificação das ações”, disse a deputada.
A delegada ainda contou que reuniões têm sido feitas entre administração estadual, prefeituras e defensores civis para que operações sejam realizadas contra as queimadas. “O Governo do Estado está investindo em monitoramento aéreo, equipes especializadas e iniciativas de prevenção”, afirmou.
Ainda segundo a deputada, aviões serão enviados ainda neste sábado, 14, à região francana para dar suporte aos trabalhos. “O major me disse que a previsão é de que a situação possa melhorar a partir de domingo, com a chegada de uma frente fria e a possibilidade de chuva”.
Monitoramento
O monitoramento realizado em tempo real pelo Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) aponta que não há, pelo menos durante a tarde deste sábado, queimadas em Cristais Paulista e Pedregulho. A região de Itirapuã, por outro lado, registra seis focos. A área entre Ituverava, Guará e Ipuã tem quase 20 pontos com queimadas atualmente.
Fale com o GCN/Sampi!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.