AVENTURA

Casal monta casa em 'Kombi Francana' e parte à América Latina

Por Bruna Góis | da Redação
| Tempo de leitura: 3 min
Bruna Góis/GCN
Roger e Mislene planejaram durante 3 anos a “Kombi Francana” e deixaram a cidade neste sábado, 20, rumo a outras regiões do Brasil e países
Roger e Mislene planejaram durante 3 anos a “Kombi Francana” e deixaram a cidade neste sábado, 20, rumo a outras regiões do Brasil e países

Viajar o mundo é um sonho para muitos, mas é necessário coragem e espírito aventureiro, algo que os donos da “Kombi Francana” têm de sobra. Roger Roberto Oliveira, 48 anos, e Mislene Regina Junqueira Ribeiro, 42, iniciaram o projeto de construir uma motor home (casa sobre rodas) em uma Kombi há 3 anos em pleno período da pandemia. A decisão foi a de viver novas aventuras e de conhecer novos lugares e culturas. 

“A pandemia começou, a gente viu vídeos de pessoas viajando de motor home e falei com a minha esposa. De início, ela não gostou, mas depois aceitou bem. Foi assim que a ideia surgiu, e passei a construir a nossa nova casa”, relembra Roger, ex-sapateiro.

O casal vendeu o carro, pegou uma Kombi do ano 2009/2010 e passou a construir sem nenhuma experiência a casa ambulante utilizando ferramentas emprestadas e uma serra tico-tico. “Vendo os vídeos, comprei as madeiras e os outros materiais e passei a construir. Saíram uns erros, em alguns lugares ficaram tortos, ajustei e enfim consegui montar tudo 100% funcional para carregar nossa casa sobre as quatro rodas”, comenta Roger.

Na Kombi Francana, cada centímetro conta. O casal colocou um pequeno fogão a gás com forno, duas mesas retráteis, pia, armários, guarda-roupa, banheiro, um sofá que vira cama, gás de 13 kg, caixa d’água com 90 litros embaixo da Kombi e outra de 20 l com água potável para beber e fazer as refeições. A Kombi é autossustentável com placa de energia solar, que conduz energia para o lado de dentro da casa, que possui tomadas, iluminação e um sistema de segurança ativado.

O casal começou o mês de julho se despedindo dos empregos, amigos e familiares para iniciar a sua viagem neste sábado, 20. Antes de partir, Roger e Mislene marcaram um encontro com familiares e amigos por volta das 15h30 em frente ao Parque Exposição, seguindo em carreata até a saída de Franca para Ribeirão Preto, e assim começando o primeiro dia da aventura nas estradas.

Eles não divulgaram um roteiro definido, mas após passarem por Aparecida (SP), decidirão se vão partir pelo litoral sul de São Paulo e acessar a Argentina ou se rumarão pelo Centro-Oeste do país acessando o Peru ou a Colômbia.

“Nosso coração está balançado, pensamos em nossas mães e na saudade que vamos sentir de todos, mas temos um sonho a ser realizado e vamos viver essa aventura mostrando todos os detalhes em nosso canal do YouTube”, comenta Mislene.

"Sair da caixinha"

Roger é natural de Rio Claro (SP) e mora em Franca desde os 12 anos de idade, enquanto Mislene nasceu em Franca. O casal se conheceu há 18 anos em uma festa de amigos, e desde então começou a vida juntos. Por vontade própria, não desejaram ter filhos e trabalharam durante toda a vida em fábricas da cidade de Franca como sapateiros. 

A virada de chave para ambos foi durante a pandemia. Cansados de viver a rotina de trabalhar em fábricas, Roger e Mislene reacenderam o sonho de viajar pelo país. “Não é fácil, são vários desafios e inseguranças, mas a gente tem que sair da caixinha às vezes para conseguir vivenciar essas aventuras que nos esperam”, dizem.

Durante a construção da Kombi Francana, os dois juntaram economias para viver na estrada. A casa onde moravam foi alugada e passaram a morar na casa de 4 rodas há 7 meses, fazendo o teste drive e realizando algumas alterações para só então decidirem pela viagem.

Rendas e preparativos

A família relata que os dois sempre foram simples e assim desejam continuar a sua jornada. Levarão para as estradas a cultura e o nome de Franca, e nas ruas divulgarão panfletos com a sua breve história por meio de QR Code indicando para acessar o canal no YouTube. Na mídia social, pretendem mostrar toda a sua rotina, aventuras e desafios enfrentados. A casa onde moravam ficará alugada, e os seus cachorros ficarão na casa da mãe do Roger durante a viagem do casal.

Fale com o GCN/Sampi!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.

Comentários

1 Comentários

  • Reinaldo 4 horas atrás
    Enfrentarão muitas dificuldades, mas a maior delas será com segurança. Tomara dê tudo certo, essa experiência é tbm a vontade de muitas pessoas.