VEJA A PREVISÃO

Quinzena termina sem chuva e Inmet alerta para baixa umidade

Após domingo, não haverá chuva em Franca, pelo menos, até o dia 29 de maio.

Por Pedro Baccelli | 16/05/2024 | Tempo de leitura: 1 min
da Redação
Sampi/Franca

Pedro Baccelli/GCN

Céu visto da avenida Lázaro de Souza Campos, no bairro São José, nesta quinta-feira
Céu visto da avenida Lázaro de Souza Campos, no bairro São José, nesta quinta-feira

Terminou a primeira quinzena de maio e ainda não choveu em Franca, conforme dados da Defesa Civil do Estado de São Paulo. A média climatológica para o mês é de 57,5 milímetros. Sem previsão de pancadas para os próximos dias, o volume deve ficar abaixo do esperado no período pelo segundo ano seguido. Em 2023, por exemplo, caíram 34 milímetros – totalizando -41% de desvio.

Não chove em Franca desde 12 de abril, há 34 dias.

O Climatempo prevê mínima de 17°C e máxima de 31°C até sábado, 18. Os dias serão marcados por sol, com presença de poucas nuvens e sem chuva. O ápice do calor é esperado para o início das tardes, por volta das 14 horas. As pancadas podem retornar no domingo, 19, quando são esperados apenas 4 milímetros, com termômetros oscilando entre 16°C e 29°C.

Caso a previsão do Climatempo se concretize, após domingo, não haverá chuva em Franca, pelo menos, até o dia 29 de maio. A máxima pode atingir até 33°C no período.

Estiagem e altas temperaturas. Combinação que resultou em alerta de perigo potencial para baixa umidade na cidade, emitido pelo Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) nesta quinta-feira. “Umidade relativa do ar variando entre 30% e 20%. Baixo risco de incêndios florestais e à saúde”, diz o texto.

A recomendação do instituto é que a população beba bastante líquido, evite desgaste físico e exposição ao sol nas horas mais quentes.

Fale com o GCN/Sampi! Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.

Receba as notícias mais relevantes de Franca e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

1 COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.

  • Darsio
    16/05/2024
    Com tantas tragédias, ainda existem os que negam as mudanças climáticas. Podem esperar por racionamento de água neste ano, pois as chuvas neste último verão ficaram abaixo da média histórica.