ABANDONO

Barracos improvisados, lixo, cheiro de urina e bagunça assustam moradores do Francano

Por Jéssica Reis | da Redação
| Tempo de leitura: 2 min
GCN/ Rede Sampi
Jéssica Reis/GCN
Barracos improvisados na Praça dos Angicos, no Jardim Francano
Barracos improvisados na Praça dos Angicos, no Jardim Francano

Quem passa pela Praça dos Angicos, que fica no Jardim Francano, na região central de Franca, pode até confundir o espaço que deveria ser de lazer para a população com um início, como dizem os moradores do local, do que pode se tornar uma “favela” em Franca.

O lugar está dominado por barracos improvisados, lixos espalhados, colchões, varais de roupa e até mesmo tendas simulando muros. O cheiro constante de urina também é destaque do lugar.

Na tarde desta quarta-feira, 20, a reportagem do GCN esteve na Praça dos Angicos para verificar a situação do lugar. Vizinhos do local estão assustados com a forma como o espaço está sendo tomado por pessoas em situação de rua.

“Moro aqui há décadas. E, desde que esses barracos foram construídos, a situação foi piorando. Eles queimaram os bancos e troncos da praça, que serviam de mesa para quem frequentava lá. Cortaram a vegetação que protege a nascente. Estamos abandonados, as autoridades não fazem nada”, disse um morador do local que, por medo, não quis se identificar.

Um outro francano que mora próximo à praça lamenta a situação do lugar. “Cresci aqui e ver o lugar da minha infância chegar a este ponto é muito triste. Lembrar que a praça vivia cheia de crianças brincando, subindo em árvore, jogando bola e, agora, virou um complexo de barracos. Constantemente, somos abordados por pedintes e nem sempre eles são educados”, comentou.

Após a visita ao local, a reportagem entrou em contato com a assessoria da Prefeitura de Franca, questionando sobre se haveria ações previstas para resolver a situação dos barracos no local e a segurança dos moradores. Também foi perguntado quem são os responsáveis pela manutenção da praça.

Mas, a Prefeitura respondeu apenas que “a Secretaria de Ação Social informa que o Serviço de Abordagem Social e o Centro Pop Itinerante vão ao local diariamente, realizam a escuta e oferecem os serviços”.

Fale com o GCN/Sampi!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.

Comentários

7 Comentários

  • XANDÃO 24/09/2023
    PREFEITURA QUE GOSTA DE MENDIGO! SÓ PODE! FAVELAS ESPALHADAS POR VÁRIOS BAIRROS! PARABÉNS ALEXANDRE, A CADA DIA AUMENTANDO PEDINTES, MENDIGOS, E DESOCUPADOS NA CIDADE!
  • EDUARDO TOZZI BONILHA 24/09/2023
    Crise social, crise de moradia, crise de violência, desemprego e drogadição, são o resultado de crise política somada a crise econômica de longo prazo. Neoliberalismo...
  • Marcelo Mambrini 22/09/2023
    A atual gestão está a pleno vapor para entregar, o mais breve possível, o 1º conglomerado de barracos de Franca, popularmente conhecido como \"favela\". Cracolândia já foi entregue, portanto, a população pode ficar tranquila. ????????????
  • Edrock 21/09/2023
    Uma vergonha! Ta difícil sair e ficar ao ar livre nessa cidade, a cada minuto é uma abordagem por mendigo. Vamos parar de goumetizar com \"morador de rua\" pq são mendigos mesmo, e mal educados e violentos! Lamentável
  • APARECIDO DONIZETE NUNES 21/09/2023
    Sairam da Estação e vieram para os Angicos, cade a Secretaria da Prefeitura que cuida desses assuntos, como sempre , não tiram a bunda da Cadeira e não fazem nada.
  • Jose firmino 21/09/2023
    O negocio é a o populacao se unir e para de pagar IPTU, quem sabe assim a prefeitura toma atitude. Franca e´a capital nacional da mendicancia. \"Nao pode tirar a força, tem os direitos Humanos e mimimimi. \"
  • José Roberto 21/09/2023
    Que vergonha! A prefeitura não pode fazer nada assinou o TAC lá. Vai ficar por isso mesmo. A prefeitura não tem coragem nem de limpar o local! Claro, neh?! Até hoje não tem um contrato definitivo com a empresa de limpeza urbana fica só fazendo contrato emergencial que sai muito mais caro para os cofres públicos! Isso que dá não ter um corpo técnico qualificado contrata só escriturário com função de desembargador paga pouco e exige muito dos profissionais!!!