POTENCIAL

Franca é a 56ª cidade com maior potencial para empreender no país, diz pesquisa

Por Pedro Baccelli | da Redação
| Tempo de leitura: 1 min
Sampi/Franca
Arquivo GCN
Imagem panorâmica da região central de Franca
Imagem panorâmica da região central de Franca

Dados divulgados pelo Enap (Escola Nacional de Administração Pública) mostram que Franca é a 56ª colocada no ranking brasileiro de Cidades Empreendedoras 2023. A posição é a soma dos resultados conquistados em sete indicadores: Acesso a Capital, Ambiente Regulatório, Capital Humano, Cultura Empreendedora, Infraestrutura, Inovação e Mercado.

O levantamento reúne os 101 municípios mais populosos do país, avaliando suas condições para empreender. Realizado desde 2014, esta é a 7ª edição do relatório anual. Na última, em 2022, Franca ocupava a posição 70ª na classificatória.

Dos sete quesitos analisados pela pesquisa, a cidade atingiu o melhor resultado em Capital Humano ao ficar em 18º lugar. O recorte considera proporção de adultos com, pelo menos, o ensino médio completo; taxa líquida de matrícula no ensino médio; nota no Enem; proporção de matriculados no ensino técnico e profissionalizante; custo médio de salários dos dirigentes; entre outros fatores.

No outro lado da balança, Franca ficou apenas em 76º no ranking de mercado. Crescimento real no PIB (Produto Interno Bruto); número de empresas exportadoras com sede na cidade; PIB per capita; índice de desenvolvimento humano; proporção entre grandes/médias e médias/pequenas empresas; e compras públicas são levados em consideração.

Completam a lista de resultados: Acesso a Capital (32º), Infraestrutura (47º), Ambiente (49º), Inovação (50º) e Cultura Empreendedora (64°).

Resultados nacionais
Com nota 8,673, a capital paulista fechou a pesquisa na primeira colocação. Duas catarinenses, Florianópolis (8,411) e Joinville (7,992) completam o pódio. As três últimas colocadas são paulistas. Guarulhos, São Vicente e Carapicuíba registraram 4,181, 4,154 e 2,724, respectivamente.

Dos 101 municípios citados no relatório, 27 são capitais, 34 cidades metropolitanas e 40 do interior. A região Sudeste tem a maior representatividade com 49 participantes. Já a menor é o Centro-Oeste com sete.

Fale com o GCN/Sampi!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.

Comentários

2 Comentários

  • Xing Ling 30/03/2023
    Romantização do empreendedorismo....pra se fazer algo legal e prospero tem de conhecer do segmento...não adianta abrir MEI de vendedor de sapato ou marmita e achar que já vai sair lucrando ou que é \"empresario\" como muitos aí na cidade....se liga pessoal ! Tem de se qualificar e saber onde atuar corretamente...
  • Laura 29/03/2023
    Cadê a lista com o ranking completo? Notícia incompleta, faltou a lista ou pelo menos o link para acessar para ver a pesquisa.