OPINIÃO

Erros na administração de empresas

Nessa nova era digital, a empresa, seja qual for, tem que se posicionar de maneira correta, tendo mais atenção em suas atitudes. Leia o artigo de Toninho Menezes.

Por Toninho Menezes | 30/07/2022 | Tempo de leitura: 2 min
especial para o GCN

Quando cursamos administração de empresas na antiga Faculdade de Ciências Econômicas Administrativas e Contábeis de Franca, hoje Uni-Facef, nossos professores sempre nos orientavam que: um empreendedor, seja na área industrial, comercial ou de prestação de serviços, não discute e não possui time de futebol, religião e ideologia política. Regra simples a ser cumprida, visto que necessita de todos para o desenvolvimento e crescimento de seus negócios.

Também aprendemos que o bom administrador é igual a um comandante de embarcação, visto que, quando o rio está caudaloso, com bastante água, é fácil navegar, os obstáculos estão encobertos, escondidos pelo volume de água. Porém, quando as águas do rio diminuem e aparecem os obstáculos que devem ser vislumbrados e desviados pelo comandante da embarcação, é aí que diferenciamos os bons comandantes, os médios e os ruins. Assim também ocorre nas administrações empresariais.

Desde o início da pandemia, estamos vivenciando tempos difíceis que exigem dos administradores empresários habilidades para driblarem as dificuldades que surgiram no período, além de que o comércio eletrônico veio pra ficar e as adaptações e mudanças são constantes. Vimos empresários que souberam aproveitar o momento e outros que se esqueceram de administrar seus negócios utilizando grande parte do tempo em atividades fora de seu empreendimento. E principalmente ter muito cuidado com o que diz e afirma, pois o poder é sedutor e muitos, após atingirem um nível elevado se sentem intocáveis e que nada os afetará, o que é um ledo engano.

Nessa nova era digital, a empresa, seja qual for, tem que se posicionar de maneira correta, tendo mais atenção em suas atitudes, reconhecendo seus clientes, conquistando novos e estando presente na vida deles. Trabalhando continuamente para solidificar a sua marca junto aos seus clientes, se relacionando melhor com quem é seu consumidor, evitando falhas de comunicação e promovendo uma melhor interação em diferentes plataformas.

Não ignore e ouça atentamente as opiniões, sugestões e reclamações de seus clientes. Isso mostra que a empresa se importa com seu consumidor, gerando confiança, respeito, empatia e fidelidade, trazendo por consequência que o cliente se sinta realmente especial através de sua fidelidade. Ao final, conseguirá ser lembrada como uma marca querida e respeitada.

Também não pode ser esquecido que toda estratégia de marketing e comunicação tem que ser muito bem pensada, pois qualquer frase lançada sem uma profunda análise poderá ser mal interpretada e trazer resultados adversos, contrários ao que se imagina. Saber como passar uma mensagem é ponto crucial em qualquer estratégia de marketing empresarial. Organizar suas demandas comunicacionais é fator crucial nos dias atuais.

Propagandas são importantes, porém a empresa tem que tomar muito cuidado para que sua marca não seja vinculada com os pensamentos daquele programa ou daquele apresentador, ou daquela rede de divulgação de mídia. Busque o seu público-alvo com tenacidade e não somente acredite que estar na mídia já é o suficiente. Enfim, bons negócios!

Toninho Menezes é mestre em direito público, advogado e professor universitário.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do SAMPI

Fale com o GCN/Sampi! Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.

Receba as notícias mais relevantes de Franca e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.