Francano não de nascença, mas de coração. O professor e escritor Luiz Cruz, 79, que nasceu em Cássia (MG), mas desde jovem vive em Franca, fará a live de lançamento de mais uma obra em sua renomada carreira, nesta sexta-feira, 16. O livro A semana – o antes e o depois foi elaborado em parceria com sua filha Marilurdes Cruz Borges, 54, professora doutora em Língua Portuguesa e Linguística. Tendo como base a Semana da Arte Moderna de 1922, o livro aborda a história da literatura brasileira de um jeito único.
Além de escritor e apaixonado pela literatura, Cruz também criou um curso para língua portuguesa, que hoje é referência com aulas de gramática, literatura e redação. Há 70 anos em Franca, ele também é membro-fundador da Academia Francana de Letras, além de fazer parte da União Brasileira de Escritores (UBE). Luiz possui diversas obras publicadas, em vários segmentos, como ficção, teoria literária e didáticos. Habituado a trabalhar em parcerias para criação de livros, aos 79 anos convidou sua filha Maninha - como é conhecida - para mais um desafio.
.jpeg)
O escritor Luiz Cruz, francano há 70 anos
“É uma satisfação ter escrito um livro com Marilurdes. Traçamos caminhos distintos academicamente, mas que puderam se unir nesta obra. Foi um trabalho incrível que fluiu muito bem”, relatou o escritor.
Cruz comentou que o objetivo era terminar a obra até novembro para que fosse lançada próximo ao centenário da Semana de Arte Moderna- a ser comemorada em fevereiro de 2022. “Como os trabalhos fluíram tão bem, terminamos bem antes do previsto. A Maninha cuidou do trabalho ‘chato’ de pesquisa e embasamento. Ficamos felizes com o resultado.”

Marilurdes Cruz Borges, professora doutora em língua portuguesa
Mesmo com o pai sendo professor e escritor, Marilurdes não pretendia seguir os mesmos passos quando jovem. Até que, aos 29 anos, resolveu cursar Letras e se encontrou. “Não era meu objetivo no começo, tanto que comecei a faculdade já tarde, mas foi ali que me descobri e quis seguir carreira acadêmica.”
Hoje mestre e doutora em língua portuguesa e linguística, além de professora na Unifran, ela tomou um rumo menos “romântico” e se empenhou em pesquisas acadêmicas. Essa perspectiva oposta ao pai rendeu frutos na obra que será lançada nesta sexta.
“A semana – o antes e o depois”
O livro promete trilhar a história literária brasileira, tendo base a Semana de Arte Moderna, que aconteceu no Brasil em 1922. traçando uma linha do tempo da Literatura Brasileira o objetivo deste trabalho é “buscar, numa visão panorâmica e, consciente dos horizontes, destacar a importância da famosa semana, de seus preparativos e de suas consequências”.
Lançamento
Em formato de live, pai e filha comentarão sobre a obra nesta sexta-feira, 16, às 19h. A apresentação será transmitida pelo YouTube, através do link. Haverá declamação de poemas, música e comentários sobre a literatura como um todo.
Fale com o GCN/Sampi!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.