TRÁGICO

Coronavírus: Mortes no Brasil superam a população de 10 cidades da região


| Tempo de leitura: 2 min

Imagine se todos os habitantes de Restinga estivessem mortos. Ou Cristais Paulista. Pode ser também Aramina, Buritizal, Itirapuã, Jeriquara, Nuporanga, Ribeirão Corrente, Rifaina ou São José da Bela Vista. Se as mortes fossem apenas números e não pessoas - vidas -, seria possível trocar os números de todo o Brasil pelo o de qualquer uma dessas cidades - algumas teriam de se unir para chegar ao total - e pelo menos um desses 10 municípios da região de Franca estaria dizimado.

Até esta quinta-feira, 7 de maio, o coronavírus já matou 9.146 pessoas no País. O trágico número já é maior que a população de 10 dos 23 municípios que compõem a Região Administrativa de Franca. Com a disparada nos casos, é natural que o assombro frente às estatísticas diminua. É natura perder a grandiosidade da tragédia, quando os números se multiplicam dia após dia. Mas as comparações permitem a reflexão sobre o drama humano que vive o Brasil.

O número de vidas perdidas é maior ao total de vidas que há em Cristais (8.631 habitantes), São José (8.928), Nuporanga (7.432), Restinga (7.593) ou Itirapuã (6.499). São mais pessoas mortas do que a soma dos habitantes de Aramina (5.620) e Jeriquara (3.159), Buritizal (4.481) e Rifaina (3.629) ou Ribeirão Corrente (4.718) e qualquer uma das duas menores cidades da região. A devastação do Covid-19 no Brasil, do início da pandemia até hoje, seria suficiente para varrer do mapa uma ou até duas cidades da região.

Entre essas 10 menores cidades da RA de Franca, nenhuma ainda registrou casos do novo coronavírus. Mas, o vírus já foi confirmado em 11 dos 23 municípios. De acordo com os boletins epidemiológicos divulgados pelas Prefeituras até o meio da tarde desta quinta-feira, eram 84 casos no total, distribuídos por Batatais (3); Franca (50); Guará (1); Igarapava (2); Ipuã (8); Ituverava (1); Miguelópolis (1); Morro Agudo (5); Orlândia (4); Patrocínio Paulista (2); e São Joaquim da Barra (7).

De acordo com estudo apresentado hoje pelo Governo de São Paulo, a cada três dias, 38 novas cidades do Estado confirmam casos do novo coronavírus. Hoje, dos 645 municípios paulistas, 371 já registraram a circulação do vírus. “Se seguir por esse caminho, significa que todos os municípios terão contágio do vírus até o final de maio”, disse o Secretário de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi.
 

Fale com o GCN/Sampi!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.

Comentários

Comentários